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Gestão de Carreira em Moda: Veja dicas de profissionais da área sobre como construí-la 

Como construir uma carreira em moda? Confira as dicas dos Diretores do Grupo Malwee,, do Grupo Hope e a coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM durante ‘Fashion Digital Day’, realizado pela ESPM.

Gestão de Carreira em Moda Veja dicas de profissionais da área sobre como construir uma Carreira em Moda

Gestão de Carreira em Moda
Veja dicas de profissionais da área sobre como construir uma Carreira em Moda

Por Carolina Ferraz para #trendings com a colaboração de Adriana Gomes

Diretor de gestão do Grupo Malwee, diretor comercial do Grupo Hope e a coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM deram dicas sobre como construir uma carreira em moda durante ‘Fashion Digital Day’, realizado pela ESPM

Todo profissional estabelece metas quando entra no mercado de trabalho e a moda não fica fora disso. Durante a terceira edição do evento ‘Fashion Digital Day’, realizado de forma online pela ESPM, Adriana Gomes, coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM, Carlos Eduardo Maia, diretor de gestão do Grupo Malwee, e Elton Deretti, diretor comercial do Grupo Hope, falaram sobre esse assunto e deram algumas dicas sobre como gerir uma carreira no mercado da moda.

Carreira

Os profissionais da área explicam que a carreira precisa ser construída a partir de metas individuais. As empresas podem contribuir para que esses objetivos sejam realizados de alguma forma. No entanto, o plano de carreira é algo pessoal e deve ser pensado, conforme as expectativas de cada um. “Carreira é você trilhar uma jornada”, afirma Deretti. “O sucesso é relativo, ele varia de pessoa para pessoa. Você precisa definir o que você quer. A partir disso, você começa a construir a sua carreira”, completa.

Maia também reforça que o autoconhecimento é muito importante nesse processo. “Você precisa ter convicção de qual é o seu objetivo profissional”, menciona. Por outro lado, Adriana relembra que essa construção é marcada por fases e prioridades que podem mudar com o passar do tempo. “As pessoas têm pressa de chegar ‘lá’, seja ‘lá’ onde for. Mas não dá para pular etapas”, diz. “Os objetivos vão mudando, porque a gente também muda em relação ao trabalho”, adiciona.

Mercado

De acordo com os especialistas, o mercado de moda é dinâmico e repleto de oportunidades. “O mundo da moda tem administrativo, financeiro, RH, tem toda a construção de marca, de estilo e de produção”, explica Maia. “O dinamismo dela existe, porque a gente lida com toda a população e com o gosto individual de cada consumidor.

A potencialidade dela é enorme, ela não é estática”, reflete o diretor de Gestão do Grupo Malwee. “É uma indústria como outra qualquer e, como business tem todas as outras áreas de negócios”, acrescenta Gomes. “A moda é um mundo de muita criatividade e de muita inspiração. Tem uma questão de tendência e de glamour, eu diria. No entanto, por outro lado, também é um mundo cada vez mais profissional”, descreve Deretti.

Competências

Na opinião dos profissionais, quem trabalha com moda precisa ter, principalmente, curiosidade e comprometimento. Se manter atualizado, fazer networking, e compartilhar ideias e conteúdos com os colegas da área também é essencial. “A sua reputação vem do que outro diz sobre você”, afirma a coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM.

Para os especialistas, nesse processo de construção de carreira, os aprendizados são contínuos e os feedbacks são fundamentais para o exercício de autoconhecimento. “Trabalhar em equipe não é uma habilidade, é uma estratégia”, menciona Deretti. “Não tome o feedback como uma ofensa ou uma agressão e ignore aquilo. Se a pessoa está te dando uma orientação para te ajudar a evoluir, ela está cuidando de você. E se ela está fazendo isso, é porque ela gosta de você e confia no seu potencial. Absorva isso de coração aberto”, aconselha o diretor comercial do Grupo Hope. “Julgar não é o problema. O problema é o que você faz com o julgamento”, completa Maia.

(*) Carolina Ferraz Rodrigues é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Com experiência na Editora Globo – Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Grupo Bandeirantes de Comunicação – Terraviva. É Repórter no Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Link original da matéria: #Trendings

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como construir uma carreira para trabalhar com moda / fashion? Ou sobre o Fashion Digital Day da ESPM? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Adriana Gomes
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho
https://www.vidaecarreira.com.br

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Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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