Anúncios

Gestão da Mudança: Ferramenta Prática

Sempre que um novo ciclo se inicia, renovamos não apenas as energias, traçamos metas, alinhamos aações... Mas será que ajustamos o nosso comportamento para atingir os resultados esperados?

700
700

Sempre que um novo ciclo se inicia, renovamos não apenas as energias, mas traçamos planos, perspectivas e oportunidades de conquistar metas pessoais e profissionais.

Traçamos as metas, alinhamos as ações; mas será que ajustamos o nosso comportamento para atingir os resultados esperados?

Quero te ensinar uma ferramenta prática chamada Gestão da Mudança.

Para iniciar, tenha claro qual meta quer conquistar. Possivelmente, você tenha muitos desejos, muitas áreas para desenvolver; porém, qual é a sua meta mais importante para este momento? Se tem dúvida: qual meta quer foco total nos próximos 3 meses? Faça todo exercício com base nesta meta.

Depois se pergunte: Por que deseja conquistar este objetivo? O que pode impedir de não chegar onde deseja? Esta etapa é fundamental para mapear os seus motivadores e sabotadores. Com isso, pode prever quando, por exemplo, perceber que está no caminho, uma vez que observa os ganhos descritos. Por outro lado, pode ficar ligado quando começar a se sabotar e fazer os ajustes necessários.

Esta ferramenta consiste em 4 perguntas:

Primeira pergunta: O que você faz hoje e gosta que pode apoiá-lo no desenvolvimento e conquista deste objetivo? Quais comportamentos são positivos, ações e posturas adotadas que já dão certo? O que pode potencializar ainda mais?

Segunda pergunta: O que faz hoje e não gosta que pode te apoiar significativamente a conquistar seu objetivo? Lembre-se, sempre temos coisas que não curtimos muito realizar, mas nos fazem crescer e atingir os resultados que desejamos.

Terceira pergunta: O que não faz hoje e gosta que poderia iniciar e te apoiar na realização deste objetivo? Algo que procrastina e sabe que é fundamental realizar?

Quarta pergunta: O que não faz hoje e não gosta, mas que deve sim encarar e começar a fazer, pois assim vai conquistar o que tanto deseja? Sabe aquela ação, ponto que você deixa esquecido achando que não é relevante, mas faz a diferença quando começar a fazer?

Após esta reflexão, tome nota o que chama a sua atenção. Tem algo que percebeu pela primeira vez? Obteve algum insight? Quais aprendizados com o exercício?

A partir desta etapa, crie o seu plano de ação comportamental. O que irá fazer, quando, como, o que irá precisar e a pergunta mais importante: qual o primeiro passo vai dar.

Na dúvida, comece. A ação precede a motivação.

Está na hora de fazer a diferença e com esta ferramenta pode ajustar as mudanças necessárias para decolar na área que deseja.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa