fbpx

Gentileza e compaixão nos ajudam a lidar com a dor emocional

Enfrentar a dor emocional faz parte de nosso processo de crescimento para seguir adiante. O amor e a compaixão sempre ajudam a suavizar o caminho.

Gentileza e compaixão nos ajudam a lidar com a dor emocional

Gentileza e compaixão nos ajudam a lidar com a dor emocional

Este é um período em que precisamos estar ainda mais atentos às nossas necessidades e as dos outros. A maioria das pessoas está passando por alguma adversidade. Por problemas de saúde, pela perda de um ente querido, pela sobrecarga de trabalho, por dificuldades financeiras ou emocionais.

Sentimentos confusos são despertados diante de tudo o que estamos vivendo. A eminência de perder alguém ou de adoecer e morrer, nos amedronta de fato. É preciso olhar com compaixão para o nosso próprio sofrimento e para as nossas dificuldades. Nós também precisamos nos dar assistência.

Se você percebe que precisa de ajuda, então expresse sua necessidade a quem possa te apoiar. Contudo, tenha a consciência de que você não é o único que está passando por sofrimento. Saiba que as pessoas que sempre estiveram disponíveis para te ajudar, também podem estar passando por um momento difícil, precisando de acolhimento e cuidados.

Quando alguém está sofrendo, temos a tendência de dar conselhos ou tentar diminuir a sua dor. Ou ainda tentar ajudar o outro a ver o lado positivo de uma situação. Em momentos como esses, buscamos tirar o outro imediatamente da tristeza e então dar sugestões de como ele deve fazer para se sentir melhor.

Essas reações bem intencionadas são prova de que as pessoas se preocupam e isso é positivo. No entanto, uma postura empática não está associada a aconselhar ou tentar mostrar o lado bom de uma situação que causa sofrimento. Está muito mais relacionada a ouvir na essência e acolher os sentimentos.

Acolher significa escutar atentamente o outro quando ele está passando por algum sofrimento antes de querer aconselhar. Podemos falar de coração algo como: “Imagino o quanto você está sofrendo” ou “Lamento muito por isso ter acontecido” ou ainda “Deve estar sendo muito difícil para você”.

É preciso viver as emoções negativas, é saudável vivenciar a dor ao invés de negá-la ou tentar afastá-la. Enfrentar a dor emocional faz parte de nosso processo de crescimento e é necessário para que possamos elaborar os sentimentos e seguir adiante. O amor e compaixão sempre ajudam a suavizar o caminho.

Este é um momento em que precisamos mais do que nunca desenvolver nossa paciência, receptividade e compreensão pelo outro. Estarmos conscientes para uma maior autopercepção de olhar para dentro de nós, bem como, uma percepção externa, para perceber o que acontece em nossa volta.

Procure refletir o que você pode fazer para levar luz aos seus relacionamentos. Da próxima vez que perceber que alguém está sofrendo por algum motivo, procure prestar atenção no que ela está expressando através de seus sentimentos e então você saberá o que fazer para confortar a sua dor.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como lidar com a dor emocional? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/

Confira também: Tempos Difíceis: O Tempo passa e a Sensação de Angústia aumenta…

 

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa