fbpx

Gastos extras e investimentos na empresa? Saiba se preparar!

Poupar é atitude extremamente importante para que a empresa possa atravessar períodos de despesas altas e, especialmente, tenha força para investir, aproveitar oportunidades e crescer.

Poupar é atitude extremamente importante para que a empresa possa atravessar períodos de despesas altas e, especialmente, tenha força para investir, aproveitar oportunidades e crescer.

O negócio deve estar sempre pronto para atravessar qualquer situação, tendo capital investido. Grande parte das decisões cotidianas, como as que envolvem a execução do Plano de Ação, por exemplo, exige que se tenha recursos financeiros poupados.

⇒ Veja mais técnicas para a sua empresa crescer financeiramente neste eBook gratuito, CLIQUE AQUI.

Empreendedor educado financeiramente

Para que as finanças da empresa estejam sempre boas, é importante que o empreendedor seja educado financeiramente. Se compreende a situação financeira do negócio, ele é capaz de gastar menos apenas reduzindo custos ou eliminando desperdícios e despesas improdutivas.

Assim, compreende e administra melhor as necessidades da empresa, o que também é uma forma de economia, e ao longo do tempo, constrói a solidez financeira necessária à realização dos sonhos, como o crescimento e a expansão. Sem contar a importância de saber lidar de forma sustentável com as dívidas da empresa.

Como poupar?

  • Reduza custos improdutivos e desperdícios, que não agregam valor ao negócio e tão pouco ao cliente, sendo despesas sem retorno para a empresa;
  • Invista na conscientização dos funcionários, para que todos reduzam custos e evitem desperdícios no ambiente de trabalho e também nos processos;
  • Gaste com moderação e saiba comprar, pois cada centavo usado de forma desnecessária faz falta na realização dos sonhos e nos investimentos da empresa;
  • Administre melhor as necessidades financeiras e as dívidas da empresa, sendo capaz de economizar dinheiro ao invés de pagar juros;
  • Coloque a saúde e o equilíbrio financeiro do seu negócio em primeiro lugar, ele deve ser autossustentável. O setor financeiro deve manter as contas na ponta do lápis.
Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa