Gaps do profissional do futuro

Quer você goste ou não, a era exponencial chegou. Mudanças constantes, incertezas, volatilidade a cada instante. Ou os profissionais saem da zona de conforto ou não irão decolar em suas carreiras!

Quer você goste ou não, a era exponencial chegou. Mudanças constantes, incertezas, volatilidade a cada instante. Uma coisa é fato: os profissionais precisam sair da zona de conforto, caso contrário, não irão decolar nas suas carreiras.

Novas habilidades entram em cena e você é chamado a desenvolvê-las para estar antenado com o contexto à sua volta.

Mas como não vacilar e se posicionar como um ótimo profissional do futuro? Cuidado com estes gaps na sua jornada profissional:

  • Mas sempre foi assim. O mundo não comporta este tipo de postura. Foi feito sempre assim, mas como pode mudar e fazer ainda melhor?
  • Achar que tudo é mais difícil e só reclamar. É o chamado mindset fixo. A sua configuração mental vai determinar os seus resultados. Atitudes que mais bloqueiam ideias e possibilidades, mais te afastam de oportunidades de crescimento.
  • Falta de empatia. Mais do que se colocar no lugar do outro, precisamos aprender a entender a necessidade das pessoas e dar espaço para ouvir o outro lado, por mais que esteja errado. Sempre há um espaço de troca e aprendizado mútuo na relação com o outro.
  • Comunicação violenta. Assertividade é diferente de sincericídio. Compreender os canais de comunicação das pessoas, e a forma como você constrói a sua mensagem é responsabilidade sua para a total compreensão do seu ponto de vista.
  • Ausência de colaboração. O mundo é conectado e em rede. Networking e troca são as palavras que vão te abrir portas na sua carreira.
  • Pecar na inteligência emocional. Busque compreender suas emoções. Autoconhecimento é a chave para você gerenciar momentos de stress e instabilidade.
  • Querer carregar o mundo nas costas e não executar nada. Priorização e organização são essenciais para você dar conta de todas as demandas. Busque por hábitos produtivos para melhor qualidade de vida e de suas ações profissionais.
  • Ficar esperando as pessoas para desenvolvimento de sua carreira. Protagonismo é a sacada top para você decolar. Autorresponsabilidade pelos seus atos te faz ampliar sua visão.
  • Encare erro como aprendizado. Ame feedback. Erre o quanto antes para visualizar as oportunidades de crescimento. Quem tem medo de errar, fica limitado e é atropelado pela inovação. Como posso melhorar 1% a cada dia?

Pense sempre: como posso aprender ainda mais? O que já mando bem e posso aproveitar estes talentos para novas possibilidades? Se você travar, peça ajuda para as outras pessoas. A era exponencial pede visões compartilhadas, fica a dica.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa