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Fuja das consequências do Mau Gestor: Baixa Produtividade e Ineficácia nas Equipes!

O mau preparo do gestor que não delega, centraliza todas tarefas e decisões, tem comunicação e gestão de tarefas ineficazes, pode anular por completo o resultado esperado!

O principal objetivo de uma organização é otimizar as horas trabalhadas dos seus colaboradores, ter eficácia, assertividade nas tarefas e decisões, aumentando a produtividade e a qualidade. De fato, é o que todo gestor espera e cobra das suas equipes.

Ocorre que algumas situações podem anular por completo o resultado esperado, e seu principal erro está no mau preparo do seu gestor que não delega a liderança para nenhum colaborador, centralizando todas tarefas e decisões, tendo comunicação e gestão de tarefas ineficazes.

Vivenciei há poucos dias uma situação em que uma organização tem seu gestor centralizador, desorganizado e sem qualquer metodologia para melhor fazer sua gestão de tempo; a consequência não poderia ser diferente, desestrutura e desorganização total da sua equipe.

A equipe formada por profissionais comprometidos, empenhados e dispostos a executar todos os processos delegados, porém com a falta de organização do gestor toda a eficiência se compromete.

Este é o problema do gestor centralizador, sua principal característica é não confiar em ninguém a não ser nele mesmo, acredita fielmente que ninguém realizará tão bem quanto ele, além de ser totalmente fechado para as novas ideias, processos e cocriação. A palavra cocriação para este centralizador inexiste em seu mindset.

Quando chega o momento de executar, este gestor simplesmente delega a mesma tarefa a vários colaboradores de uma só vez, nunca elege um único colaborador devido à sua falta de confiança nas outras pessoas, acreditando que ninguém será capaz de executar com tanta eficácia como ele.

Colaboradores iniciam a execução simultaneamente variando os seus sentimentos intrínsecos, entre os principais estão a sensação da falta de competência, falta de credibilidade e confiança, além de terem comprometido a sua função inicial dentro da organização.

O cenário perfeito para ter uma equipe formada por pessoas insatisfeitas, desmotivadas, desorganizadas e com produtividade “zero”.

Consegue imaginar a confusão que esta atitude trás para dentro da organização e como influencia na performance dos colaboradores?

Acredite, este tipo de situação é muito comum nas pequenas e médias empresas.

Abaixo algumas características deste gestor controlador:

  • Não admite perder o controle da situação, quer saber minuto a minuto como está sendo executado e se estão seguindo fielmente à sua maneira de agir, jamais admite pensamento ou atitude que não condiz com os seus;
  • Acredita fielmente que ninguém sabe melhor do que ele, pois sempre irá ser imposta a sua experiência, o seu conhecimento e, principalmente, o seu feeling, estes três fatores que ditam as regras;
  • O trabalho da sua equipe sempre é inferior ao dele e jamais admite que alguém mostre o seu talento e suas habilidades;
  • A Inflexibilidade impera a sua gestão, seu tempo sempre é menor do que o dos outros, devido à sua incompetência na delegação de tarefas, mas a culpa será repassada aos colaboradores. Como não são capazes, então ele precisa se ocupar e resolver tudo, a culpa nunca cairá sobre ele;
  • Suspeita da sua equipe, está sempre em alerta, principalmente, no que tange à desorganização, falta de planejamento e baixa produtividade. Síndrome típica do gestor que vê sua imagem e semelhança;
  • Ama fazer reuniões diárias desnecessárias apenas para desagregar ainda mais a sua equipe. As reuniões têm o intuito apenas de apontar falhas expostas de forma pejorativa e desmotivadora.

Dale Carnegie nos aconselha: “Olhe para a vida a partir da perspectiva das outras pessoas”. Esta é a qualidade absolutamente fundamental em um gestor/líder.

O ato de olhar para a perspectiva do outro e ouvi-lo e assim motivá-lo à ação, está ligado ao que você diz e como você gestor/líder se comporta.

Após delegar as tarefas e executá-las, os colaboradores gostam de ouvir que são capazes e sentir que seus esforços foram reconhecidos.

O elogio, a confiança e o reconhecimento no momento certo, é o passo primordial para transformar aquele integrante da equipe, que se mantém indiferente e descomprometido, em um jogador de primeira linha e, por consequência, estará criando e fortalecendo a sua equipe que estará sincronizada para execução de grandes feitos.

Olhe para dentro, tenha o autoconhecimento, encontre onde estão as suas fragilidades, aceite que você é um ser humano e precisa estar em desenvolvimento contínuo e que hoje, quando somamos experiências e visões diversificadas, nosso crescimento será exponencial.

Este é o seu primeiro e mais importante passo, reconhecer, aceitar e transformar a si mesmo. Para depois utilizar a sua energia, experiência, conhecimento e visão compartilhada com a sua equipe transformando a sua organização e equipe pelo exemplo.

Conhecendo e aceitando a si mesmo, desenvolva competências fundamentais como: a Empatia, a Gestão de tempo e Planejamento para que, você gestor, possa ter uma equipe engajada, motivada, comprometida, organizada por talentos e habilidades e com a produtividade e eficiência acima da média.

“Se uma mente com experiência, conhecimento e competência desenvolve um grupo de pessoas, inúmeras mentes unidas compartilhando e somando suas experiências, conhecimento e competências certamente transformarão o mundo”.
(Adriane Yared)

INOVE O SEU PRESENTE E SURPREENDA O SEU FUTURO”

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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