fbpx

Forças indispensáveis da liderança: HUMILDADE, CORAGEM e PODER PESSOAL

Quais dessas forças você mais se vê? Qual delas você gostaria de desenvolver? Independentemente da distância que queremos percorrer, um pequeno passo sempre nos tira do lugar.

Forças indispensáveis da liderança: HUMILDADE, CORAGEM e PODER PESSOAL

Forças indispensáveis da liderança: HUMILDADE, CORAGEM e PODER PESSOAL

Existe um conjunto de forças que formam um grande líder, mas no artigo deste mês eu quero falar sobre a importância dessas três forças: humildade, coragem e poder pessoal.

HUMILDADE

“Só sei que nada sei” dita pelo filósofo grego Sócrates define bem a primeira força desse conjunto de forças que quero compartilhar com você.

Reconhecer que não se sabe de tudo é uma atitude de HUMILDADE que todo líder precisa ter. Um líder disposto a se abrir para outras ideias, além das próprias, amplia suas possibilidades de realização dentro do seu contexto e, ao contrário dos líderes medíocres – que de líderes não têm nada -,  ele permite que outros talentos se expressem agregando valor às suas ideias.

Um líder humilde reconhece suas limitações, abre espaço para que os outros expressem seu ponto de vista, demonstram interesse genuíno por suas considerações, é gentil com opiniões contrárias às suas, incentiva a participação de todos, ensina com generosidade e paciência; quando reprova qualquer ponto de vista diferente daquele que considera ser o mais assertivo, faz isso com respeito, valorizando a intenção de quem tentou contribuir. Sem humildade a liderança que poderia ser leve se torna densa e pesada.

CORAGEM

Um líder corajoso é aquele que age apesar do medo de correr riscos. Eu gosto muito do estilo de liderança de Nelson Mandela, que enfrentou a opressão e o menosprezo da sociedade ao atuar numa causa que parecia impossível e com isso libertou seu povo da dureza provocada pelo preconceito racial; ele conclamou opressores e oprimidos a reinventarem sua nação.

Também quero reconhecer aqui o trabalho de Brené Brown, pesquisadora da Universidade de Houston, que defende que a coragem pode ser ensinada. Líderes dispostos a confrontarem seus medos, a reconhecerem e acolherem suas vulnerabilidades, a viverem alinhados aos seus valores, desafiando a confiança e crescendo com suas experiências são líderes corajosos. A coragem é o nosso coração afinado. Porque agir a partir desse lugar é dar o tom perfeito para a sintonia da realização em congruência com a nossa alma.

PODER PESSOAL

O que tira o poder pessoal de um líder? Seguir caminhos orientados pela massa, confundir-se com a manipulação das verdades absolutas ditas por aí sem questionar se essa é uma verdade para ele; se orientar pelo óbvio.

Suravan Solar, fundador da Organização Condor Blanco, autor de vários livros entre eles “A Espada da Disciplina”, diz nesse livro que:

“o poder pessoal inclui: A força de vontade para sobreviver, o amor para conviver, a sabedoria para progredir ou evoluir e a magia para liberar-se das suas dependências.

Trazendo esse aspecto para o contexto de liderança, podemos dizer que a força de vontade para sobreviver nos pede disciplina. Foco naquilo que se quer, senso de propósito apurado, que é por onde se manifesta a expressão dos nossos dons e talentos naturais. Também podemos considerar que o instinto de sobrevivência orienta para as possibilidades, não para os desafios. Os desafios podem ser o ponto de partida, mas o ponto de chegada deve ser orientado pela infinidade de possibilidades que o caminho apresenta, porque ele sempre apresenta.

Um líder em seu poder natural baseia sua convivência a partir do amor e isso envolve saber ouvir, respeitar todas as opiniões incluindo as que lhe parecem ser as menos favoráveis. Incentivar o seu time a jogar utilizando seus dons, realçando suas forças comportamentais e os inspirando a expressar seus valores em suas ações.

A sabedoria para progredir no exercício da liderança diz muito sobre a capacidade de aprender com cada experiência ao longo da jornada. Diz também sobre a habilidade de ouvir a intuição e permitir que ela se apresente, contribuindo para o bem maior. Por fim, ao se desprender de suas dependências e abrir a visão para o Todo, o líder terá acessado sua verdadeira magia, que torna sua liderança única, incomparável e imbatível.

Querido leitor, em quais dessas forças você mais se vê? Qual delas você gostaria de desenvolver? Eu gosto muito de dizer que independentemente da distância que queremos percorrer, um pequeno passo sempre nos tira do lugar.

Talvez você não consiga enxergar o seu ponto de chegada, mas com certeza consegue ver alguns metros que se apresentam diante dos seus olhos nesse momento. Dê esses pequenos passos com firmeza e determinação e então você verá que um passo pequeno nunca é um passo sem valor.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe então meu podcast “Eu, Aprendiz de Mim” no Spotify e meu trabalho no Instagram @shirleybrandaooficial.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre humildade, coragem e poder pessoal, as 3 Forças indispensáveis da liderança? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Grande abraço e até o próximo mês!

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: Pare de Atrair Infelicidade!

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de mais de 30 anos de experiência. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técnicas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Coaching Vibracional (Brasil/Atacama/Capadócia); Criadora de vários workshops online; Facilitadora Internacional do Método Heal Your Life de Louise Hay; Sócia-fundadora do Workshop Outdoor A Jornada do Propósito; Idealizadora do Podcast Eu, Aprendiz de Mim; Conferencista Internacional já tendo ministrado palestras em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Certificada em Numerologia Cabalística; Practitioner em Ho’oponopono por Joe Vitale; Escritora, coautora de 3 obras e autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Membro Honorífico da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira ocupando a cadeira de número 183. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo desenvolvimento humano. Seu propósito é ajudar a voar quem acredita que pode e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa