fbpx
Anúncios

Férias, uma grande oportunidade de desfrutar momentos ao ar livre

O que fazer nas férias? Cada vez mais especialistas reforçam a importância e os benefícios das atividades realizadas ao ar livre.

a importância de atividades ao ar livre

Cada vez mais especialistas reforçam a importância e os benefícios das atividades realizadas ao ar livre. O contato com a natureza e o brincar livremente, são oportunidades valiosas para que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades importantes, que serão utilizadas por toda vida.

Crianças e adolescentes precisam gastar energia, correr, pular e se movimentar. Comprovadamente o sedentarismo causa diversos danos à saúde, além de impactar negativamente na aquisição de algumas habilidades, por isso brincar ativamente favorece um desenvolvimento mais saudável, melhora a capacidade cognitiva, de equilíbrio e acarreta ganhos em agilidade, em concentração e criatividade.

A maioria das famílias vive uma realidade que não oferece muito espaço para momentos de convívio em ambientes naturais. Normalmente as atividades são realizadas em ambientes confinados, por uma série de fatores tais como: medo da violência, comodidade, a forma como o planejamento urbano é estruturado, pelo uso excessivo de eletrônicos, pelos hábitos de consumo, pela falta de preservação ambiental, entre outros.

Com as férias escolares, muitas famílias ficam sem saber o que fazer com as crianças e adolescentes. Desejam que eles saiam da frente dos eletrônicos, mas não conseguem oferecer uma possibilidade mais atrativa. Com um pouco de imaginação e atividades simples, é possível utilizar o tempo disponível para explorar diferentes contextos, criando momentos de diversão e conexão.

Precisamos reduzir o consumo e aumentar as experiências. As crianças não precisam de tantos brinquedos, elas costumam se entediar rapidamente quando recebem tudo pronto. Elas são naturalmente curiosas e sentem necessidade de criar e utilizar os diferentes sentidos para explorar seu ambiente.

Os materiais da natureza são excelentes elementos que podem ser transformados através da imaginação das crianças para construir brinquedos com gravetos, sementes, areia, terra, folhas, conchas. O contato com diferentes texturas, formatos, cores, ampliam a experiência sensorial. Essas atividades favorecem a aprendizagem e seu desenvolvimento psicomotor.

Vale parar para relembrar as brincadeiras tradicionais da época em que os pais eram criança e procurar reproduzir com os filhos algumas delas. Fazer um piquenique no parque, tomar banho de mangueira, de cachoeira, de chuva, nadar no mar, andar de bicicleta, praticar algum esporte ou jogar ao ar livre, brincar no parquinho da praça, fazer uma trilha, são algumas possibilidades.

É importante ter disponibilidade para viver momentos de atenção plena com os filhos e realizar atividades em conjunto. No entanto, muitos pais acreditam que precisam entreter os filhos o tempo todo. Se sentem angustiados em vê-los entediados e os bombardeiam com excesso de estímulo.

A criança também precisa do ócio criativo, de aprender a contemplar e apreciar as belezas naturais, a lidar com seus sentimentos e emoções. É assim através do brincar que a criança se relaciona consigo mesma e com o mundo. É assim que ela organiza seu raciocínio e associa sentimentos com razão, conseguindo se expressar emocionalmente.

Independentemente se sua família irá ou não viajar neste período, aproveite para, em conjunto, descobrirem locais que possibilitem viver essas experiências para assimilar realmente a importância destas atividades ao ar livre. Além de produzir muitas horas de atividades divertidas, estes momentos também irão contribuir para o desenvolvimento intelectual, de expressão, social, físico e emocional.

Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/

Confira também: Você gostaria de estar mais presente na vida de seus filhos?

 

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa