fbpx

Felicidade nas Organizações: Do Adoecimento ao Despertar da Cura

Como o HeartMath pode ser um aliado na construção de uma cultura de cura e felicidade nas organizações?

Felicidade nas Organizações: Do Adoecimento ao Despertar da Cura - Competência da Autorregulação

Como o HeartMath pode ser um aliado na construção de uma cultura de cura e felicidade nas organizações?

Como orquestradora de uma organização em rede, uma das funções que mais amo fazer é me conectar com pessoas. Ouvir as suas experiências, ver sob os seus olhares, sentir os seus desafios e esperanças e entender o que move os seus corações. Boa parte do meu dia a dia profissional eu passo me relacionando com pessoas.

E desde que pisamos neste ciclo de mudanças profundas na vida da humanidade, acelerado pelas incertezas da crise da Covid, as trocas entre as minhas relações de trabalho têm sido unânimes em observar dois importantes cenários nas organizações e na vida humana profissional.

1. A Nova Consciência nos Negócios

Por um lado, é impossível não reconhecer – e apreciar – um movimento e uma tendência rumo a novas soluções colaborativas e criatividade no reinventar. Além disso, a humanização e o cuidado no ecossistema de negócios. Começa-se a manifestar com força a nova consciência nos negócios, o propósito que minha empresa, a Reserva de Ideias, persegue há quase 20 anos.

Uma destas iniciativas que expande o meu coração é o COVIDA20, que transformou a realidade de 47 empresários de negócios de impacto – dentre eles, eu – que puderam manter o emprego e a renda de mais de 750 colaboradores.

Uma iniciativa de organizações que acreditam em uma nova economia. O programa reuniu ideias, voluntários, mentores e diferentes perfis de investidores e doadores. O intuito for oferecer, aos negócios, empréstimos em condições acessíveis e coerentes com o momento atual. O princípio era empresário ajudando empresário.

O programa foi um sucesso. Não só pelo apoio com recursos financeiros, mas envolveu mentoria amorosa a todos os negócios. E a contrapartida para os idealizadores do COVIDA20 foi linda demais. A iniciativa ganhou uma floresta com o nome COVIDA20 de uma empresa de reflorestamento beneficiada pelo programa. E fez-se o círculo virtuoso do bem.

2. O Adoecimento das Organizações

Outro cenário que tem sido frequente nas conversas de negócios é bem menos animador. As empresas, os seus líderes e colaboradores estão adoecendo.

Incertezas, mudança no formato de trabalhar, mistura dos ambientes profissionais e residenciais e relações contaminadas pelo medo têm gerado sintomas graves nos profissionais. Burnout, stress, depressão e ansiedade têm gerado resultados preocupantes nas empresas. Ao mesmo tempo, isso as tem desafiado a despertar para o seu papel de promover a cura. Além disso, o seu papel de promover a felicidade para os indivíduos que trabalham sob o seu abraço.

Nos Estados Unidos e no mundo, o Sistema HeartMath tem apoiado as empresas a promoverem saúde mental, física e emocional aos seus líderes e colaboradores. E ainda aumentar o nível de motivação, criatividade e cooperação nas empresas.

Como? Criando uma cultura baseada no coração e desenvolvendo, nas pessoas, a competência da autorregulação. Habilidade essa que pode ser aprendida e incorporada no dia a dia de cada indivíduo. Impactando assim os resultados e o grau de felicidade de toda a organização.

O sistema de autorregulação HeartMath foi desenvolvido com base em 25 anos de pesquisas científicas. Ele se baseia na escolha consciente de promover um estado de coerência cardíaca. Neste estado, medido por aparelhos de biofeedback, todos os nossos sistemas físico, emocional e mental entram em sincronia e cooperação energética. Então passamos a funcionar em um estado otimizado. Ficamos mais saudáveis, mais inteligentes, mais criativos e com uma perspectiva positiva da vida.

Quanto mais ficarmos nesse estado de coerência cardíaca, mais o nosso cérebro reconhece este estado como familiar. E conforme treinamos, 2 minutinhos, pelo menos 3 vezes ao dia, em 6 a 9 semanas “instalamos” um novo sistema operacional. Um modo mais coerente de se viver. Os resultados apontam melhora em depressão, ansiedade, fadiga, sono, foco, e muito mais.

A Felicidade Nas Organizações

Organizações que inserem a autorregulação pelo coração em suas culturas estão contribuindo para o bem-estar geral de seus colaboradores.

E pessoas coerentes espalham coerência por onde passam, pelo campo eletromagnético do coração. Chamamos isso de corregulação, a capacidade que temos de promover a coerência dos outros, quando estamos em coerência cardíaca. Quanto mais indivíduos coerentes em uma organização, mais esta frequência (medida em laboratório) se espalha pela empresa, elevando a qualidade dos ambientes de trabalho.

Colaboradores coerentes espalham coerência em seus lares e impactam positivamente por onde passam.

Isso extrapola o ambiente da empresa. Pode se tornar exponencial. Coerência gera coerência. Prover uma vida mais coerente para os seus colaboradores permite à organização espalhar coerência para o mundo. Quanto mais organizações coerentes, mais rápido espalharemos a nova consciência pelo mundo. A consciência de que cada um tem o poder de promover mais saúde e felicidade para si e para os outros.

Como se autorregular pelo coração:

  1. Atenção no coração: Foque a sua atenção no seu coração;
  2. Respire: Imagine o ar fluindo para dentro e para fora do seu coração. Busque um ritmo confortável;
  3. Ative uma emoção regeneradora: Ative, no seu coração, uma emoção regeneradora – como amor, carinho, gratidão ou apreciação por algo ou alguém na sua vida. Vivencie (não vale só pensar) esta emoção no seu coração;
  4. Irradie: A partir do seu coração, irradie esta frequência amorosa para o seu campo de energia pessoal. Ele pode ser medido em até um metro além do seu corpo e carrega informações de como você está se sentindo. Emoções regeneradoras inundam os seus ambientes com frequências elevadas.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre a competência de autorregulação e como alcançar a cura e a felicidade nas organizações? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: 2021 – Da complexidade ao Coração

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa