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Felicidade nas empresas

Não é novidade que o conceito de felicidade é subjetivo. Mas como desenvolvê-lo nas empresas, já que é tão importante para a obtenção dos resultados?

Felicidade nas empresas

Felicidade nas empresas

Não é novidade que o conceito de felicidade é subjetivo, cada pessoa tem sua definição. O filósofo Sócrates define como a capacidade humana de suportar a dor e o sofrimento; Epícuro diz que existem 2 caminhos para ser feliz, saúde do corpo e serenidade do Espírito; Gandhi defende que a felicidade já é o caminho. Diversos livros de autodesenvolvimento afirmam que felicidade é estar bem consigo mesmo.

E nas organizações, como desenvolver esse conceito, já que ele é tão importante para a obtenção dos resultados?

Segundo a neurociência, o que mais felicita o homem é:

1. APRENDER

Isso porque o conhecimento é um meio para atingir determinado fim. Elimina a ignorância.

Empresas que estimulam uma cultura de aprendizagem contínua entre os colaboradores são empresas geradoras de felicidade.

2. SUPERAR DESAFIOS

Não é o mesmo que competição.

Empresas que trabalham com metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (conceito conhecido como SMART) e estimulam suas equipes a superá-las e celebrar os resultados, também são geradoras de felicidade.

Mas a felicidade também pode ser disseminada nas empresas pela prática de outros fatores que são importantes para o bem-estar. São eles:

1. ESTABELECER RELACIONAMENTOS POSITIVOS

De acordo com a psicologia positiva, a qualidade dos relacionamentos interfere diretamente em nossos resultados. A melhor forma de estabelecer e manter relações positivas interpessoais é priorizando primeiramente o relacionamento intrapessoal, ou seja, dando atenção à forma como você se relaciona consigo mesmo. Esse fator está diretamente ligado ao autoconhecimento, o principal agente contra a ignorância, causadora da infelicidade. Ao se relacionar bem consigo, sua capacidade de se relacionar bem com o outro se amplia, isso porque só é possível doar aquilo que se tem.

2. AUTENTICIDADE

Assumir sua autenticidade faz com que a comparação deixe de existir, fazendo você se concentrar em ser a melhor versão de si mesmo.

3. FOCO NAS FORTALEZAS

Sellingman e Peterson, pais da psicologia positiva, realizaram um pesquisa ao redor do mundo para identificar as forças de caráter das pessoas e constataram que as pessoas eram mais felizes quando faziam uso de suas forças, isso porque o senso de realização é maior quando nos concentramos em sermos melhores naquilo que já é natural em nós.

4. PRODUZIR EMOÇÕES POSITIVAS

De acordo com a psicologia positiva, é importante comprometer-se com atividades que gerem emoções positivas. Alguns dos exercícios, geradores dos neurotransmissores do prazer, que podem ser adotados nas empresas são:

  • Inserir atividades nos momentos de descanso, como danças, músicas e vídeos inspiradores (produz endorfina);
  • Inserir a prática de exercícios aeróbicos e massagens (produz serotonina);
  • Estimular relações de confiança e parceria (produz oxitocina);
  • Promover exercícios de respiração e meditação (produz GABA).

Experimente colocar em prática algumas das opções acima (se não puder adotar todas) e então comprove ao longo do tempo a evolução no nível de felicidade em sua empresa.

“O único meio de acesso aos resultados é através de pessoas. Invista nelas!” (Shirley Brandão)

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: A Era do Autodidatismo

 

Shirley Brandão é mentora de prosperidade integral, terapeuta e escritora. Com mais de 36 anos de experiência no desenvolvimento humano, une ciência, espiritualidade e sabedoria ancestral em uma abordagem prática e transformadora. Criadora da Jornada da Prosperidade Integral, método licenciado que já formou terapeutas em todo o Brasil, Shirley é também uma das duas únicas teacher mentor do método internacional Heal Your Life no país. Atua especialmente com mentorias para terapeutas que desejam colocar ou expandir sua luz no mundo, ajudando-os a transformar conhecimento em impacto real. Autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo (Editora Hércules, 2019), conduz palestras, vivências, retiros e mentorias que combinam profundidade, leveza e ação concreta. Sua missão é inspirar pessoas a viverem uma vida íntegra, onde propósito, abundância e paz interior caminham juntos.
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