fbpx

Felicidade e Crescimento Profissional

Estudos realizados pela Harvard Business Review revelam que a alegria e a felicidade dentro do ambiente de trabalho podem levar a empresa à maior produtividade e retorno financeiro.

Felicidade e Crescimento Profissional

Felicidade e Crescimento Profissional

O trabalho constantemente vem sendo citado como a maior fonte de doenças do homem de fato. Mas, por outro lado, é através do qual se interrelaciona e adquire bens para seu sustento e de sua prole.

Desde os tempos mais remotos da história, foi através do trabalho que o homem adquiriu sua sobrevivência. Desse modo, foi edificando sua moradia, caçando e retirando da terra o alimento necessário.

Com o passar do tempo o homem se tornou especialista em seus afazeres como poeta, artesão, agricultor. O seu trabalho era a sua vida e reconhecimento; o profissional era o protagonista do início ao fim e, não raro, passava assim de geração à geração.

Com o advento da Revolução Industrial o trabalho se tornou fracionado. Cada um passou a ser responsável por uma parte do processo, perdendo-se assim a sua essência. Nem sempre o que era produzido podia pertencer ou ser adquirido por esse trabalhador, o que acontece até hoje.

Esse processo abriu uma lacuna entre a produção e o produto final, e se burocratizou cada vez mais.

As empresas se dividiram em administração e produção, ou seja, gerenciamento, organização e execução.

Para o gerenciamento, as corporações passaram a buscar os melhores profissionais do mercado. Às vezes com altas remunerações e incentivos. Isso para gerenciar a produção sem perdas e com mais lucros.

Na sociedade o consumo se tornou a palavra-chave. O ter se sobrepõe ao ser. O prazer vinculado ao material é volátil e só traz satisfação imediata. Isso não significa que não se deva desfrutar de bens materiais. Mas é preciso tomar cuidado para não o colocar numa posição de dependência para se alcançar a felicidade.

Estudos realizados pela Harvard Business Review, revelaram que a alegria e a felicidade dentro do ambiente de trabalho, podem levar a empresa à maior produtividade e retorno financeiro.

Outras pesquisas revelam que um terço dos funcionários se encontra desengajado, ou seja, não veem significado nem satisfação naquilo que realizam.

Atentas a isso, as empresas passaram a implantar uma filosofia que busca preparar o Líder das equipes. O intuito é disseminar um bem-estar que leve os profissionais a um sentimento de autorrealização, satisfação e integração do grupo.

A verdade é que quando o profissional se sente integrado à tarefa, ao grupo e à empresa, sente-se reconhecido. E torna-se parceiro edificando o seu crescimento e da corporação.

Por outro lado, o trabalho dissociado sem autorrealização, leva ao desprazer e a um clima tóxico. Leva também à baixa produtividade, relações tensas e por conseqüência à instalação de estresse e outras doenças. E assim a empresa não atinge suas metas.

O Líder precisa manter o foco naquilo que faz a equipe crescer, na autoaceitação e autorrealização. Promover um clima positivo e ser assim o inspirador de seu time.

Um profissional feliz e satisfeito, realiza com prazer suas tarefas e fala bem de sua empresa.

“Ficamos tão estressados com a rotina que deixamos de ver as situações positivas que nos ocorrem. Temos que ficar mais conscientes do que é bom nas nossas vidas e assim fazer com que virem experiências constantes” (Carlos Aldan)

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre felicidade e crescimento profissional? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/

Confira também: Psicoterapia na Abordagem Resiliente

 

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa