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Feito ou Perfeito?

Mais da metade do ano já se foi! E você ainda tem metas para alcançar este ano? Está com seu Modelo de Negócios em dia?

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Hoje estou aqui, de frente para o computador pensando no que eu poderia escrever para vocês. E então me dei conta. Já estamos quase em agosto! Mais da metade do ano já se foi!!

E você ainda tem metas para alcançar este ano? Está com seu Modelo de Negócios em dia?

Provavelmente agora você está entrando em modo acelerado com o seu negócio. É neste período que devemos aproveitar o ritmo mais rápido para dar um gás no planejamento. Definir metas, para alcançá-las até o final do ano.

É importante que o empreendedor enxergue as metas como um desafio.

O planejamento também, não deve ser visto como um fardo, mas um desafio para o alcance de voos mais altos. Por isso, o planejamento deve ser bem feito, e até refeito. As metas devem ser bem traçadas, objetivas e claras.

Então, vamos à um passo a passo rápido, para você sacudir a poeira em janeiro!

1. REFLITA: QUAL É A SUA REALIDADE?

Faça uma rápida revisão do ano. Quais foram os aprendizados? Onde você conseguiu chegar até aqui? Refletir para seguir em frente é fundamental. Principalmente ter a consciência de onde conseguiu chegar. É importante também revisar os erros. Saber onde errou é crucial para não cometer o mesmo erro novamente.

Portanto, onde você está agora? Como está a sua empresa? Já bateu as metas do ano? Resumindo, qual é a sua realidade?

2. ANALISE: QUAIS SÃO OS SEUS OBJETIVOS?

Feito o planejamento, espera-se que você, empreendedor, tenha definido suas metas. O pulo do gato aqui, é que a grande maioria se basta nas metas anuais. Claro, elas são de extrema importância. Mas, o mais importante para manter-se motivado, é dividi-las em metas mensais reais e alcançáveis. Assim, fica mais fácil motivar sua equipe também. Pois a motivação vem do dever cumprido. Portanto planeje anual e mensalmente e acompanhe a execução. Não esqueça de celebrar com a sua equipe cada passo alcançado. Isso gera mais gás para alcançar o passo seguinte.

3. MAPEIE: QUAIS SÃO AS SOLUÇÕES?

Agora você já sabe em que pé sua empresa está, e em que pé sua vida profissional está. Mas como você vai fazer para alcançar seus objetivos até o final do ano? Como você vai fazer para chegar lá? Então esta é a hora do brainstorm. Toró de ideias sem filtro. Pegue uma folha de papel, abra um novo doc no Word, ou o bloco de notas do seu celular, como preferir. Agora defina e hieraquize seus objetivos em ordem de prioridade. Então escreva no mínimo 20 soluções para o alcance de cada um. Quais soluções existem para que você conquiste as suas metas?

4. PLANEJE E EXECUTE: QUAIS SERÃO AS SUAS AÇÕES?

O que você vai fazer a partir de hoje? Definidas as soluções para chegar lá, o próximo passo é o plano de ação. O que você vai começar a fazer para dar o 1º passo? Qual será a sua 1ª ação a ser executada? Planeje suas ações também em ordem de prioridade. As ações são compostas por tarefas, e as tarefas devem ser organizadas na sua agenda, para que a execução se concretize. Assim como as metas, tarefas e ações futuras devem ter data e hora para começar e acabar.

5. CHECK

Voilá! A partir daí você deve acompanhar a execução do seu planejamento. As tarefas que planejou estão sendo executadas? Você está com alguma dificuldade? As datas e prazos estão sendo cumpridos? Se tudo estiver OK, então maravilha! Mas, se houver algum porém, volte para o 1º passo, reflita sua realidade e defina as mudanças. E assim vá caminhando rumo à concretização dos seus sonhos!

Você pode fazer este passo a passo para cada um dos 9 itens do seu modelo de negócios da sua empresa.

  1. Como está o seu conhecimento sobre seus clientes?
  2. Você sabe qual é o valor que eles enxergam em você?
  3. Como você faz a entrega do seu produto ou serviço? Há o que melhorar?
  4. Seus clientes são apaixonados por você? Você consegue criar laços para retê-los?
  5. O que você pode fazer para aumentar a sua receita?
  6. Será que você tem tudo o que sua empresa precisa? Local, equipe, equipamentos? Será que já é hora de fazer aquela manutenção?
  7. Você sabe qual é a atividade principal da sua empresa? Qual é a atividade que se você deixar de fazer sua empresa fecha? Você tem cuidado bem disso?
  8. Quais parceiros poderiam te ajudar a ter mais resultados? Você já pensou em terceirização para redução de custos?
  9. Por fim, reveja seus custos fixos e variáveis. Existe algo que poderia ser enxugado?

Nenhuma execução é perfeita sem um bom planejamento. Sabe o que significa a palavra “perfeito”?

A palavra “perfeito” vem do Latim PERFECTUS, “completo”, particípio passado de PERFICERE, “acabar, terminar, completar”, de PER-, “completamente, de todo, sem faltar nada”, mais FACERE, “fazer, levar a efeito”.

Ou seja, FAZER SEM FALTAR NADA. Portanto, para se alcançar a perfeição, é preciso fazer e depois terminar, ir aperfeiçoando ao longo do tempo.

Então, caso você esteja na dúvida, FAÇA primeiro, e depois melhore. Feito é o primeiro passo para o perfeito.

Um forte abraço, e boas realizações!

Paula Quaiser

Paula Quaiser é graduada e pós-graduada em Marketing. Master Coach e Canvas, certificada nacional e internacionalmente. Idealizadora do método Canvas Coaching. Eterna viajante e nômade digital. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades pelo mundo. Indicada ao prêmio Bid-Star Awards 2018 (Genebra, Suíça) em qualidade de inovação. Coautora dos livros: “Business Model Teams” e “O Fator-E: O empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas”.
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