fbpx

Faxina financeira: o primeiro passo para uma vida de realizações

Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “É muito mês para pouco salário”? Saiba que a solução para esse problema nem sempre vem por meio de uma promoção ou de um ganho extra.

No meu último artigo falei sobre a dependência que muitos brasileiros ainda têm do salário. Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “É muito mês para pouco salário”, não é mesmo? Mas a solução para esse problema nem sempre vem por meio de uma promoção ou de um ganho extra, já que quem vive em constante desequilíbrio financeiro tende a gastar mais do que ganha, portanto se ganhar mais, provavelmente irá gastar mais proporcionalmente.

Mas então o que fazer? Sempre há aquele momento onde é preciso parar tudo e rever o nosso comportamento em relação a determinado assunto, com as nossas finanças isso também é essencial. Portanto, se você está passando por uma fase de dificuldade financeira, dê esse “pause” para começar a se organizar.

Quem me acompanha por aqui sabe que defendo a importância de se educar financeiramente, uma mudança de comportamento que pode te levar a ganhar 30% a 40% a mais através da economia. Isso mesmo, o maior ganho está na economia, mas não necessariamente no corte total de despesas.

Para colocar essa faxina financeira citada anteriormente em prática é preciso primeiro analisar a sua situação financeira atual, colocar tudo na ponta do lápis e não desprezar nenhum gasto. Com essa análise será possível entender como cada um deles pode estar interferindo diretamente na sua saúde financeira e consequentemente na realização dos seus sonhos.

Lembrando que essa faxina deve existir com um propósito, com metas bem definidas, já que dinheiro sem dono é dinheiro perdido, por isso, entenda em primeiro lugar a razão de ajustar as contas e só assim será possível saber o quanto precisa poupar. É claro que essa restruturação pode ter de acontecer por conta de dívidas, mas é importante frisar também que essa economia não deve ser um fardo para a família.

A conversa ficará mais leve quando os sonhos forem estipulados, principalmente entre as crianças, que ainda não têm muita noção de valores, assim sendo, quando for falar sobre o assunto, foque principalmente sobre como esse período será importante para que as realizações fiquem mais próximas, assim haverá mais estímulo para que todos se unam com um objetivo em comum.

A educação financeira possibilita essa virada de comportamento e não são poucos os cases onde as pessoas mudaram completamente o modelo mental para que tivessem uma nova vida de realizações.

E você? Está pronto para iniciar uma nova relação com o seu dinheiro? No começo pode parecer difícil, mas garanto que com determinação e foco nos seus propósitos e objetivos, as faxinas financeiras irão se tornar cada vez mais raras.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa