fbpx

Eu o convido a viver o AQUI E AGORA!

Pessoas capazes de viver o presente são mais felizes, empáticas e têm uma autoestima mais elevada. Viver o presente pode parecer simples, mas exige algumas mudanças na forma de pensar e encarar a vida.

Querido leitor, hoje eu o convido a sentir e viver o único momento que de fato existe: o momento presente! Segundo pesquisas, pessoas capazes de viver o presente são mais felizes, empáticas e têm uma autoestima mais elevada. Para alguns, viver o momento presente pode parecer simples, mas na verdade exige algumas mudanças na forma de pensar e encarar a vida. Pronto para viver o aqui e agora?

Dicas para viver o presente:

  1. Onde você está?

    Você não está nem no passado (aliás, ele já passou faz tempo) e também não está no futuro (ele ainda não se materializou). O único lugar que você pode estar é no AGORA. Portanto, aprecie o fato de ser impossível estar fisicamente em outro lugar senão no agora, nesse exato momento lendo esse artigo. Quando seus pensamentos insistirem para dar uma volta no passado ou no futuro, pare tudo que está fazendo e coloque o seu foco em algo que está acontecendo no momento presente. Pode ser uma criança brincando, um pássaro sentado no fio de luz ou até mesmo seu colega de trabalho bebendo um cafezinho. Quando você nota o mundo ao seu redor, você coloca a sua atenção no momento presente.

  2. Pense, mas não tanto

    Perder-se nas preocupações, ansiedades, culpas e outros pensamentos negativos é um grande empecilho para viver o momento. Parar de pensar tanto é um importante passo na direção de uma vida mais focada no presente. Pare de pensar muito no futuro. Uma certa dose de planejamento é boa, mas há muitas, muitas, muitas coisas que estão fora do seu controle. Você não pode controlar o que vai acontecer em 5 ou 10 anos. Se você parar pra pensar, não sabe nem o que vai acontecer amanhã. Tome uma decisão consciente de parar de se preocupar tanto. Quando você notar que está obcecado pelo futuro, faça algo para trazer uma mentalização maior, como sair e respirar ar puro por um tempo. Não fique ruminando no passado. Isso é ainda mais inútil do que se preocupar com o futuro, porque já aconteceu e não tem nada que você possa fazer para mudar.

  3. Evite o exagero na autocrítica

    Quando aquela voz interior começa a comentar seu comportamento, você começa a criar uma separação entre seu corpo e mente, tornando mais difícil o viver no momento presente. Por exemplo, vamos dizer que você está no meio de um jantar com um amigo, está relaxado e curtindo um bate-papo e uma comida deliciosa. De repente, você começa a se julgar por estar comendo demais e a culpar-se porque não teve tempo de ir à academia. Agora, seus pensamentos estão controlando a experiência, e você não está mais vivendo o momento com seu amigo – você está preocupado com os exercícios que deveria ter feito para permitir-se comer sem culpa.  Você não está mais no presente. Na próxima vez em que isso acontecer, expulse os pensamentos negativos imediatamente. Se você experimenta esse tipo de autocrítica frequentemente, tente fazer algo no qual você é bom, algo no qual você pode se focar em fazer sem se preocupar em como você está ou no quão bom é naquilo. Plante uma fileira de flores, pinte sua parede de uma nova cor ou toque seu instrumento musical predileto. Dê a si mesmo um pouco de desafio, mas nada que seja inalcançável.

E lembre-se: “Viva o presente sem se sobrecarregar com passado; mire o futuro, sem atropelar ou tropeçar no presente”.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa