fbpx

Esvaziar a Mente Meditando: Verdade ou Mentira?

Muitas pessoas querem a paz que a meditação promove. Uma mente calma e tranquila.. Mas seria realmente possível esvaziar a mente com a meditação?

É possível esvaziar a mente meditando?

Esvaziar a Mente Meditando: Verdade ou Mentira?

Muitas pessoas querem a paz que a meditação promove.

A calma, a tranquilidade, a estabilidade mental.

Na internet, nos livros, nos documentários, e até mesmo nos relatos de praticantes, muito se fala sobre os benefícios da meditação. E sobre a paz que ela promove.

Fala-se sobre uma mente calma e tranquila. E muitos interpretam isso como uma mente vazia, livre de pensamentos.

Sabe por quê? Por assim desejarem.

Ao se sentar para a meditar, a maioria das pessoas vai se deparar com muitos pensamentos, inclusive aqueles que não considera tão legais de se pensar.

E ao se deparar com esses conteúdos mentais, lutam para esvaziar a mente dos pensamentos. E quanto mais lutam, mais pensamentos. O que resulta em uma sensação de incapacidade e frustração.

A boa notícia é que se você já tentou meditar, e se identifica com isso, saiba que não está só. É assim com todo mundo.

A má notícia é que esse lance de meditar pra esvaziar a mente não existe!

Pode até ser que depois de algum tempo de prática, haja uma inclinação natural da mente, de se tornar mais calma. Mas isso leva tempo e treino.

As experiências de mente vazia que a meditação traz, pode nos visitar às vezes durante uma prática, mas isso não deve ser razão de apego e nem do motivo para se sentar e meditar. Porque como eu disse, isso acontece ÀS VEZES.

Meditar é estar mais próximo de quem você é. E a prática vai mostrar quem você é, bem de pertinho. Pensamentos fazem parte disso.

Não se assuste! Somos todos luz e escuridão.

Abrace e aceite tudo que te compõe. Esse é, de fato, o primeiro passo para mudar.

Com o tempo, o equilíbrio mental e emocional vai fazer parte da vida e da prática. Mas deixar a mente vazia, intencionalmente vazia, esqueça.

Dedicar-se ao objetivo de manter a atenção no objeto escolhido é a prática. Os pensamentos vão surgir. Observá-los e deixá-los passar é assim parte da prática.

Não lute para manter a cabeça vazia. Isso não vai funcionar e vai te levar a desistir.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre meditação? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Silvia Cavalaro
https://www.silviacavalaro.com.br/

Confira também: O mundo não é um lugar confortável. Como diminuir o sofrimento?

 

Sílvia Cavalaro tem 7 anos de experiência como profissional de Comunicação e Marketing, e 9 anos de experiência na área de Desenvolvimento Humano. Coach especializada em Direcionamento e Desenvolvimento de Carreira, Consultora em parceria com Sher Consultoria e Treinamento, Analista Comportamental pela Universidade Quantum Assessment, Instrutora de Mindfulness pela UNIFESP atuando em parceria com Centro Paulista de Mindfulness. Formação acadêmica em Comunicação Social pela Universidade Paulista e especialização em Marketing de Serviços pela Fundação Armando Álvares Penteado. Criadora do Programa Carreira e Vida com foco em direcionamento de carreira. O programa é fundamentado em três pilares principais: Qualidade de Vida, Carreira com sentido/propósito e Clareza para escolhas conscientes e sustentáveis.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa