Estreando uma prática esportiva

Você tem vontade de iniciar a prática esportiva, mas vive se queixando de falta de tempo ou que faltam energia e motivação, criando desculpas para não começar a movimentar-se? Essas desculpas não são plausíveis!

Você tem vontade de iniciar uma prática esportiva, mas vive se queixando de falta de tempo ou que faltam energia e motivação, criando mil desculpas para não começar a movimentar-se? Saiba que essas desculpas não são plausíveis, pois esses são fatos que estão completamente sob o seu controle e só depende de você mudar esse placar.

A decisão de iniciar a prática de exercícios ou ingressar em um esporte pode parecer, na maioria das vezes, muito difícil. Porém vou mostrar algumas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a adesão ao exercício físico.

Já não é novidade para ninguém a questão de como a prática regular de exercícios físicos afetam a nossa qualidade de vida. Como você julga estar a sua qualidade de vida e qual seu nível de satisfação com sua saúde?

Uma forma de você iniciar esse processo é destacar quais são as suas prioridades, pois a falta de tempo muitas vezes é mais uma percepção do que uma realidade. E a falta de energia é gerada muito mais pelo cansaço mental do que físico e está diretamente ligado ao estresse.

De acordo com as pesquisas, podemos afirmar que as pessoas fisicamente ativas tendem a ter melhor saúde, demonstram ter mais energia, atitudes mais positivas, possuem uma maior capacidade de lidar com o estresse e com a tensão e demonstram maior satisfação de vida por depender menos dos outros.

Estratégias para aumentar a adesão ao exercício físico

Algumas estratégias podem ser utilizadas para quem está a fim de aderir à atividade física ou a um esporte. Como fazer a escolha da atividade que deseja executar conforme sua vontade; desenhar metas claras e realistas com datas de término e consequências para os resultados obtidos; definir incentivos e recompensas por participação e frequência nas atividades, realizar a atividade física com um grupo ou um amigo, adaptar a intensidade, duração e frequência dos exercícios. Estas são algumas boas opções de técnicas que podem ser utilizadas para dar este primeiro passo.

Razões para exercitar-se:

As pessoas são motivadas por diferentes razões, mas um bom ponto de partida para fazer as pessoas iniciarem um programa de atividades físicas é enfatizar os seus diversos benefícios.

Alguns benefícios que podemos destacar são: a redução da tensão e depressão, aumento da autoestima e autoconfiança, socialização, diminuição do risco de doença cardiovascular, melhor controle do peso e aumento do funcionamento dos sistemas metabólico, endócrino e imunológico, previne ou retarda o desenvolvimento de hipertensão arterial e reduz a pressão sanguínea em pessoas com pressão arterial alta.

E agora, como manter e condicionar?

Para manter uma atividade física regular é necessário compromisso e dedicação. Lembrar sempre dos benefícios que são atingidos com a atividade física é um importante fator para manter a motivação.

Em geral as pessoas continuam um programa de exercícios por causa da diversão, da felicidade e da satisfação que ele traz. E à medida que as pessoas amadurecem, o aspecto divertido do esporte e da atividade física dá espaço para a necessidade de ser produtivo, esforçado e bem-sucedido.

Ao tomar decisões sobre praticar exercícios, as pessoas passam por um tipo de análise de custo-benefício para a tomada de decisão. Quando as pessoas estão considerando uma mudança no estilo de vida, elas pesam os prós e os contras de um determinado comportamento. Portanto, acredite em você, acredite que você pode realizar este novo comportamento tão desejado com sucesso, e coloque em prática passo a passo, isso vai trazer cada vez mais a confiança que você precisa para ser capaz de realizar o que você sonhou, superando-se a cada dia.

Mais informações entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você!

Fontes da pesquisa:

• Weinberg, Robert S.; Gould, Daniel. Fundamentos de Psicologia do Esporte e do Exercício.

Grazi Paim Author
Grazi Paim é administradora, formada pela ESAG na Universidade do Estado de Santa Catarina, Coach de Excelência com especialização nos módulos: Coaching de Excelência Avançado I e II, Executivo, Empresarial, Esporte, Competência Emocional e Alto Rendimento Esportivo e Corporativo realizados pela Academia Emocional – São Paulo/SP. Possui especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina e possui mais de dez anos de experiência como funcionária pública na Saúde do Estado de Santa Catarina. É coach fundadora e Diretora Executiva da Grazi Paim Coaching e idealizadora do “Método Emagreça Pensando”. Atualmente graduando Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa