Estratégias de Mudança Comportamental para Engajamento na Atividade Física

Como podemos utilizar o Coaching de saúde e bem-estar para o engajamento na atividade física, potencializando as tarefas diárias na busca da tão “sonhada” QUALIDADE DE VIDA?

Por David Aizenas (Educador Físico e Coach da Carevolution)

O que é Atividade Física?

…qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia….

Partindo desta definição, podemos concluir que fazemos atividades físicas todos os dias, desde o momento que acordamos, até a hora de dormir, inclusive dormindo gastamos calorias, muito poucas, mas gastamos assim mesmo. Nosso corpo entra em seu mecanismo de defesa e repouso, para que nossos tecidos se regenerem, o sistema imunológico se reestabeleça, nossa temperatura corporal diminua, e fazemos isso todas as noites, isso se dormirmos o mínimo para que nosso corpo se prepare para o próximo dia.

Em resumo, gastamos calorias todos os dias, todas as horas, todos os minutos, em diferentes frequências, mas estamos em atividades constantes.

E como podemos utilizar ferramentas de Coaching de saúde e bem-estar para o engajamento na atividade física, potencializando nossas tarefas diárias na busca da tão “sonhada” QUALIDADE DE VIDA?

Dentro do mundo do Coaching de saúde e bem-estar existem várias ferramentas e estratégias para o engajamento pessoal e na mudança comportamental, que muitos de nós estamos buscando e que vamos encontrar.

Ferramentas como Modelo Transteórico de Mudança Comportamental, Psicologia Positiva, Suporte social, Planejamento, Acompanhamento, Autoestima e Autoimagem, entre outros, nos manteriam no caminho para ter a alegria de viver a vida de forma plena, satisfatória, com poder de decisão e valorizando nossas principais forças e virtudes.

O acompanhamento de um Coach, pode fazer a diferença no engajamento da atividade física.

Através de conversas positivas e com definição de metas, Coach e Coachee (cliente) caminharão juntos na direção dos desejos do cliente.

Iniciar uma atividade física, exercícios, rotinas semanais ou simplesmente uma atividade que o cliente deseje, tem como ponto de partida as metas. Estas metas chamadas de metas SMART são elaboradas pelo próprio cliente. E como o próprio acrônimo da palavra SMART nos diz, estas metas tem que ser, específicas (S), mensuráveis (M), baseadas em ação (A), que sejam realistas (R) e que tenham um tempo determinado (T).

O profissional pode se munir de mais estratégias para que seu cliente se mantenha ativo e comprometido como enviar mensagens pelo email ou celular, através de conversas, antes, durante e depois das aulas ou sessões, enviando artigos interessantes e relevantes relacionados com o perfil do cliente para que sirva de motivação e incentivo, bem como indicação de filmes que possam levar o cliente a ter uma percepção diferente ou para resgatar através da mensagem do filme algo que o mova para a mudança.

Se pudermos aliar a estas ferramentas o tripé da Saúde Integrada, SONO, ALIMENTAÇÃO e ATIVIDADE FÍSICA, poderemos manter ter um caminho mais assertivo, com diminuição do STRESS e o EQUILÍBRIO das EMOÇÕES.

Fazer atividades físicas ou exercícios individuais ou em grupo pode nos proporcionar conhecer novas pessoas, ir a novos lugares, presenciar novas experiências, fazer ou aprender novos movimentos conhecendo melhor nosso corpo, elevando nossa mente para novos pensamentos e assim engajamos nosso(s) cliente(s), aluno(s), amigo(s), parente(s), filho(s) e a nós mesmos.

David Aizenas
Coordenador de Treinamentos e Coach de Saúde e Bem-Estar na empresa Carevolution

Sharon Feder Author
⚙️ Carevolution
Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa