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Estratégias de Leveza para Lidar com Comentários e Mensagens Difíceis nas Redes Sociais 

Se sua empresa utiliza as Redes Sociais para divulgar produtos ou serviços, você então já se deparou com comentários e mensagens difíceis. Descubra estratégias eficazes para lidar com as críticas e transformá-las em oportunidades de melhoria.

Estratégias de Leveza para Lidar com Comentários Negativos e Mensagens Difíceis nas Redes Sociais 

Estratégias de Leveza para Lidar com Comentários e Mensagens Difíceis nas Redes Sociais 

Você já deve ter lido inúmeras vezes sobre como nos últimos anos as mudanças têm sido constantes, especialmente nas redes sociais, no comportamento dos consumidores, nos seguidores e assim por diante. Parece que todas essas mudanças vieram de uma só vez, não é verdade? As redes sociais se tornaram um canal crucial para a interação das empresas com clientes, fazendo parte do dia a dia e do presente de muitas organizações.

Com essa intensificação da interação, surgem também desafios, especialmente ao lidar com comentários e mensagens difíceis. Neste artigo, exploraremos estratégias de leveza para responder às críticas nas redes sociais, transformar situações desafiadoras em oportunidades e manter uma comunicação transparente e empática.

Inicio com a pergunta: Sua empresa utiliza as Redes Sociais para divulgar seus produtos ou serviços? Se sim, é provável que você já tenha se deparado com comentários e mensagens que refletem negativamente sobre sua empresa.

Aqui está mais uma situação para refletir: sua primeira reação seria “apagar o comentário” ou “ignorar a mensagem”, acreditando que responder publicamente poderia atrair mais clientes insatisfeitos e encorajá-los a reclamar também? Ou talvez você prefira que a pessoa envie um e-mail formalizando a reclamação para a empresa no privado?

É importante entender as razões por trás de comentários negativos nas redes sociais. Em consultorias que participei, realizamos algumas pesquisas informais com clientes, e descobrimos que a maioria dos clientes recorre aos canais de atendimento (frequentemente privados) porque valoriza a qualidade do produto ou serviço e vê a empresa como referência no mercado.

Eles desejam obter um serviço ou produto de qualidade, mas optam por canais públicos, como sites de reclamações e redes sociais, quando não recebem atenção adequada internamente. Notamos que, quando a reclamação se torna pública, a empresa geralmente resolve rapidamente e, em alguns casos, até ajustar suas políticas, como as de troca de produtos, por exemplo.

Lidar com comentários e mensagens difíceis requer prática de escuta ativa e demonstração de empatia.

Muitas vezes, os clientes expressam preocupações porque desejam uma solução ou mudança. Por exemplo, um cliente que reclama sobre a qualidade de um produto pode estar buscando uma troca ou reembolso para resolver o problema.

Por isso a transparência é fundamental para manter a confiança dos clientes. Quando uma reclamação é feita devido a falhas no atendimento ou qualquer outro motivo, é essencial responder de forma transparente, reconhecendo o erro e explicando as medidas que já foram tomadas.

Por exemplo, se um cliente reclama sobre uma troca não efetuada, a empresa deve explicar publicamente a política de trocas e o motivo específico da demora, se houver. E assim aproveitar o que cada crítica ou comentário negativo pode ser (e geralmente é) uma oportunidade de melhoria para a empresa.

Sugiro que ao receber críticas recorrentes sobre determinado assunto, é importante investigar a fundo e implementar mudanças positivas. Por exemplo, se vários clientes reclamam da demora no atendimento ao cliente, a empresa pode revisar seus processos e investir em treinamento para melhorar a eficiência.

Em alguns casos, é mais apropriado encaminhar a conversa para um ambiente privado, como mensagens diretas ou e-mail. Isso permite uma resolução mais personalizada e discreta de problemas específicos. Por exemplo, se um cliente expõe detalhes sensíveis sobre uma experiência negativa, a empresa pode responder publicamente e oferecer contato direto para continuar a conversa de forma privada.

Para ilustrar essa abordagem, a empresa pode adotar uma resposta mais genérica, como: “Fulano, obrigada pelo envio do seu comentário. Para podermos auxiliá-lo da melhor forma possível, por favor, entre em contato através de mensagem direta com seu nome completo. Estamos à disposição para solucionar sua questão”.

Essa abordagem direciona o cliente para um canal mais apropriado para resolver a questão de forma privada, demonstrando ao mesmo tempo disponibilidade para ajudar.

Ao adotar essas estratégias de leveza e comunicação eficaz, a sua empresa pode transformar desafios em oportunidades, construindo relacionamentos mais sólidos. E, o mais importante, mantendo a confiança dos clientes mesmo diante de situações difíceis nas redes sociais.

Espero que este artigo tenha trazido boas ideias sobre o poder das ferramentas digitais nas vendas. Aproveite todo o potencial que elas oferecem e impulsione o seu negócio para o próximo nível! E se surgir alguma dúvida ou se precisar de mais orientações, estou aqui para ajudar.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como lidar com comentários negativos sobre sua empresa nas Redes Sociais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você.

Até o próximo mês!

Renata Paulino
https://www.linkedin.com/in/renatapaulino/

Nota:
*** Os exemplos citados ao longo do artigo são fornecidos como referências vividas pela autora do artigo e podem variar de acordo com o produto ou serviço, seja no ambiente presencial ou online. É importante adaptar as estratégias de acordo com as necessidades específicas do seu negócio e do seu público-alvo.

Confira também: Potencializando Vendas com Ferramentas Digitais

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Renata Paulino tem mais de 15 anos de experiência na área comercial, Advogada por formação e empreendedora por paixão, Executive Coach , Palestrante, Mentora e Consultora Comercial de E-commerce. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Gestora Comercial MBA – FGV/SP. Primeira Mulher convidada a estrear a coluna Perfil no Jornal DCI falando sobre empreendedorismo feminino com foco no relacionamento com os clientes.
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