fbpx

Estratégia é saber o que não fazer na Carreira

Sempre tivemos a orientação de que devemos atuar estrategicamente em tudo o que fazemos dentro das nossas Carreiras em TI. Porém, ter estratégia também inclui saber o que não fazer. Quer saber o porquê?

Sempre tivemos a orientação de que devemos atuar estrategicamente em tudo o que fazemos dentro das nossas Carreiras em TI. O conceito de estratégia está em tudo: no negócio, nas atividades técnicas e em nós mesmos quando planejamos onde queremos chegar ao desenvolver nosso perfil profissional.

Então, dentro dessa estratégia de ter estratégia, traçamos os planos, os checklists e os roadmaps de tudo o precisamos fazer para chegar ao objetivo desejado. Do início de carreira, às certificações profissionais que vão nos tornar especialistas e aos cargos e vagas que queremos alcançar.

É criticamente importante criar um plano de ação para a sua Carreira. Você precisa saber qual área da tecnologia vai trabalhar (e isso é particular de cada um, pois cada pessoa se adequa melhor em uma determinada área de atuação). Você precisa, também, desenvolver seus softskills, ou seja, tem que saber trabalhar em grupo, saber fazer networking, ser bom em lidar com conflitos, etc. Precisa falar inglês, espanhol, e por aí vai.

Porém, ter estratégia também inclui saber o que não fazer. E por que inclui isso? Porque o nosso caminho de desenvolvimento profissional e pessoal nunca é uniforme e retilíneo. Sempre surgirão atividades, fatos e demandas que devemos responder “sim” ou “não” para elas.

São essas situações fora do planejado que tiram a nossa atenção do caminho que escolhemos seguir. Elas fazem os sonhos se tornarem rotinas intermináveis de trabalho, sem felicidade e sem chances de ver a luz no final do túnel. Elas transformam você em um robô triste, ansioso, nervoso e sem paciência.

Assim, ao pensar (ou repensar) a sua Carreira em TI, saiba muito bem os passos que você vai dar, mas tenha também mapeados os passos que você não quer dar. Quer um exemplo?

Se você, por exemplo, valoriza muito a sua qualidade de vida e quer controlar a sua agenda, então um cargo de gerência pode não ser a sua praia dado que gerentes vivem em reunião, vivem sob pressão de diretores e colaboradores, vivem para gerenciar conflitos e, na maioria das vezes, vivem para a empresa.

Claro que isso não é uma regra. É só um exemplo.

E se você já sente que precisa de clareza para entender a si mesmo, à sua Carreira e que precisa desenhar o seu futuro de uma maneira que una a sua profissão à sua felicidade geral, então você está pronto para um processo de Coaching.

Até a próxima!

Rodrigo

Rodrigo Pace Author
Rodrigo Pace tem mais de 17 anos de experiência profissional em TI, atuando como Consultor na Telefonica Vivo há mais de 10 anos. Certificado PMP. Coach especialista em Profissionais de TI, Escritor, Palestrante, Professor e Empreendedor Digital. É formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unesp e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Criador do projeto Desafio LinkedIn que já atendeu mais de 3.300 alunos gratuitamente proporcionando maior valor, resultados e visibilidade profissional para as pessoas dentro do LinkedIn.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa