fbpx

Estamos Equipados Por Fora e Alienados por Dentro

Neste momento há uma necessidade da humanidade em olhar para dentro, refletir quais são os seus reais valores que fazem a vida valer à pena.

⏲ Tempo estimado de leitura: 4 minutos
olhar para dentro

Estamos Equipados Por Fora e Alienados por Dentro. É preciso olhar para dentro!

Percebo neste momento uma necessidade da humanidade em olhar para dentro, refletir quais são os seus reais valores que fazem a vida valer à pena. O Homem tem olhado e se dedicado à inteligência em âmbito externo e esquecendo do sentimento que é interno. A sensação que eu tenho é de que a humanidade vivia em uma alienação interior e com o coronavírus foi preciso mudar a rota. Mesmo assim ainda é visto pessoas fugirem dessa conexão porque podem não estar ainda prontas para lidar com esse olhar para dentro, fazer contato com o que tem medo de saber sobre si mesmo e encarar que é tão igual quanto aquele que ele reclama, recrimina, julga, avalia ou critica, assim como, o medo de lidar com todos os conflitos internos.

O Homem busca a felicidade e teima em procurá-la fora de si mesmo e com isso permanece em um emaranhado de conflitos e pseudosentimentos. O Homem mantém uma busca incessante pela paz, segurança, estabilidade, amor, pertencimento, aceitação, necessidades essas universais e para isso será importante ressignificar seus valores. Mas não se permite olhar o outro sem julgar, sem dar uma chance. Será que mesmo sabendo que a mudança começa a partir de si mesmo, ainda acha que o outro tem de dar o primeiro passo?

Uma das minhas reflexões tem sido poder perceber que toda a humanidade está ligada a mim e eu a ela, que somos interligados por um fio invisível e que neste fio não existe classe social, raça, etnia, poder aquisitivo, país ou seja lá o que for e que todos somos importantes. Cada gota do oceano é importante para o equilíbrio.

Esta semana recebi um post que dizia “fisicamente distantes, emocionalmente conectados”. Estamos sem contato físico e não social. Estamos conectando com pessoas que há muito não fazíamos, mesmo tendo contato físico, porque nossa mente estava em outro lugar.

Este momento veio para nos aterrar e mostrar que não é a distância física que aproxima, mas a conexão com o coração que viaja milhares de quilômetros. Podemos sentir a energia do outro, mesmo através da tela do celular, do tablet ou do computador.

Outra coisa que tenho observado que pessoas distantes estão se aproximando, quem achava que não precisava de ninguém está percebendo que o outro é importante porque a distância física não é opção e sim imposição.

Quantas mudanças e movimentos interessantes sendo observados. Perceba em você o que está mudando, seu corpo está dando sinais. Observe, sem julgamento, sinta apenas e deixe essas novas energias penetrarem em você. O Universo está em equilíbrio mesmo diante desta pandemia.

Compartilho com você um trecho de um capítulo de um livro que para mim traz o que estou percebendo:

“Tudo se encadeia no Universo, contribuindo para a harmonia do conjunto. Desde o verme que trabalha no solo arejando-o até a estrela que fulge na abóboda celeste há vínculos de perfeita identidade, convidando mentes humanas à reflexão em torno dos seus conteúdos majestosos numa delicada tecelagem de ondas e vibrações de que tudo se constitui.”

Estamos em um momento de cocriação de um novo planeta. Planeta esse que vai depender de todos os esforços, de todos os povos, porque somente unidos poderemos traçar uma nova rota, rumo a um mundo de menos desigualdade, de mais equanimidade, equilíbrio, amor, sensibilidade, paz, tolerância, compaixão, fraternidade e caridade.

O Universo e a Humanidade clamam por essa mudança.

Vamos juntos dar nossas mãos para que possamos proporcionar às novas gerações valores universais mais sólidos e para que eles possam saber do quanto foi doloroso, dispendioso e triste pelo que passamos e eles possam tomar de exemplo para fazerem melhor.

A VIDA é mais curta do que se pode imaginar e para vivê-la intensamente é importante que possamos fazer dela o melhor.

Wania Moraes
http://www.waniamoraes.com.br/

Confira também: Como nós, 60+, podemos manter nossa saúde mental, física e emocional neste momento de pandemia!

Wania Moraes Troyano possui MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos com sólida carreira corporativa em empresas multinacionais e em cargos de gestão e assessoria executiva. Foco em Desenvolvimento Humano, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta, Coach em Resiliência, Profissional, Vida e Executivo, Neurocoaching, mentora e supervisora para líderes e coaches, com mais de 1000 horas em processos de Coaching. Facilitadora de Grupos. Especialista nos assessments de Estilos de Liderança e Resiliência. Palestrante e Facilitadora de Grupos. Facilitadora em Barras de Access – Expansão da Consciência. Co-autora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Capítulo Quantos Antes Melhor! Programa Mulheres Poderosas, na alltv.com.br, todas as terças-feiras, 15h00 às 16h00. Voluntária em programas de Jovens Aprendizes.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa