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Esta Provocação fará Você Ressignificar seu Processo de Vendas!

Você acha que há dificuldade em "ler" as expressões dos clientes através de máscaras ou das telas? Perde-se a conexão ou abrem novas possibilidades no processo de vendas?

Esta Provocação fará Você Ressignificar seu Processo de Vendas!

Esta Provocação fará Você Ressignificar seu Processo de Vendas!

Hoje recebi um e-mail que finalizava com uma pergunta bastante provocativa: ”E você, como tem expressado suas emoções e suas necessidades ultimamente?”

O contexto dessa pergunta, feita por Thomás Brieu, está pautado na questão da digitalização das relações e das conversas, o que, segundo ele, traduz uma nova relação também com o nosso corpo, já que nos comunicamos através das nossas expressões corporais e contato físico.

Ontem facilitando um curso para vendedores, fui igualmente provocada por uma participante que trouxe esse desafio nas suas interações comerciais: o de “ler” as expressões dos clientes através das máscaras ou telas.

Assim como Thomás e essa participante, também tive dúvidas de como seria ministrar cursos e palestras através de dispositivos, usando salas remotas, “perdendo” a essência da proximidade, do olho no olho, das conexões que somente o presencial, livre de máscaras, ofereceria.

Reaprendi. Ressignifiquei.

Nesse universo digital ou presencial com essas limitações, ainda existe a possibilidade da conexão, porque a comunicação, repleta de emoções e expressa com sentimentos, é capaz de estabelecer laços e criar solicitude empática (conscientizar-se das necessidades do outro e experimentar um desejo sincero de ir em seu auxílio).

Os diálogos no mundo de interações remotas são tão ricos quanto os diálogos presenciais. Seguimos humanos, necessitados de verbalizar nossos desejos, necessidades e sentimentos. Com as telas, encontramos novas formas de nos expressar e conectar.

E essa provocação foi pauta de uma longa e profunda conversa entre facilitador e vendedores. Como praticar as etapas de uma venda quando temos, de fato, tais limitações de acesso físico? Como trazer o cliente para uma interação comercial e travar assim uma conversa “incômoda” e produtiva?

Perguntando, escutando, provando a escuta.

Isso não mudou. Seja no mundo digital, seja no mundo presencial, seguimos carentes de atenção, seguimos necessitados de sermos ouvidos, sentindo acolhimento e importância na atenção recebido pelo outro.

Isso vale para todos nós. Somos seres interdependentes, precisamos da interação e da partilha. Isso nos alimenta e fortalece. Isso estabelece vínculos. Isso vende.

“Conversar é frequentar o mundo do outro, como abrir a possibilidade de frequentar o outro e deixar-se ser frequentado.” (Humberto Maturana)

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ressignificar seu processo de vendas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/

Confira também: Modelo (de Vendas) Spin: A Diretriz dos Vendedores de Sucesso!

 

⚙️ Ativar1998
Com 25 anos de experiência em vendas, Élida já atuou em diferentes segmentos, passando pelas empresas Citibank, Ticket, Janssen&Cilag, Eli Lilly e GE. Depois de alguns anos como líder na área comercial, movida pela paixão por gente, fez algumas formações de desenvolvimento de pessoas e abriu o braço de treinamento e facilitação da consultoria Ativar1998, o qual dirige. Como consultora de comportamento humano e instrutora e facilitadora master, seu foco está no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, formação de times mais engajados, produtivos e capacitados e condução de conversas ativas e empáticas. Mestre em Administração e Negócios pela PUC/RS, pós-graduada em Marketing e Gestão de vendas, é Instrutora Master pela McSill Story Studio e Designer Instrucional pela ABTD. É ainda certificada Especialista Emocional pela SBIE, Coach de Inteligência Emocional pelo SEI, Coach pelo ICI e SBC, Líder Coach pela SBC e Especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pela Nazaré Uniluz.
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