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Espiritualidade Organizacional: Por um ambiente de trabalho mais saudável!

Entenda como a espiritualidade organizacional pode transformar o ambiente de trabalho, promovendo bem-estar, equilíbrio e um senso de propósito entre os colaboradores. Explore a chave para um ambiente mais saudável e produtivo.

Espiritualidade Organizacional: Por um ambiente de trabalho mais saudável!

Espiritualidade Organizacional: Por um ambiente de trabalho mais saudável!

Estamos em tempos de divulgação do “Janeiro Branco”. Para quem não sabe: é uma campanha que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

É cada vez mais necessário este alerta, uma vez que a OMS Organização Mundial da Saúde (OMS) registra o Brasil como o país mais ansioso do mundo e com altos índices de quadros de depressão.

Entre outras iniciativas as empresas no mundo têm adotado uma prática denominada ‘espiritualidade organizacional’. Vale lembrar que o termo espiritualidade pode ou não estar ligado às práticas religiosas e aqui a ideia não é de religiosidade e sim, filosófica.

O objetivo é que a busca de significados amplie a relação dos colaboradores com a empresa e entre si.  A prática refere-se ao acolhimento e pertencimento ao grupo de trabalho e ao alinhamento do significado das atividades com o propósito de cada indivíduo.

Já há hoje uma lista de benefícios observados com esta prática como:

  1. Mais engajamento da equipe de trabalho;
  2. Sintonia entre valores pessoais e os da empresa;
  3. Aumento da saúde, satisfação e de bem-estar no trabalho;
  4. Sentimento de utilidade à sociedade;
  5. Desperta sentimento de valorização do colaborador;
  6. Redução absenteísmo.

A ideia de que o colaborador é um indivíduo com um mundo interior que precisa ser cuidado e nutrido. E que as tratativas profissionais podem ser humanizadas com a inclusão de práticas como: gratidão, altruísmo, empatia, compaixão e humildade.

Não há mais espaço para quem vê o trabalho com um ato de sofrimento ou robotização. Com a pandemia, houve uma mudança na hierarquia de significados e trazer o propósito para o trabalho parece ainda mais necessário.

Também não há lugar para narrativas somente ligadas a metas e lucro. Há que se ter espaço para a realização pessoal e para a possibilidade de equilíbrio do indivíduo e sua subjetividade.

Ainda há muito receio em usar o termo espiritualidade nas organizações como se isso de conectasse a uma prática religiosa ou a não aceitação desta. Espiritualidade não é mais um domínio da religião é uma das forças de caráter do indivíduo. Uma dimensão funcional do ser humano e a Espritualidade Organizacional vem para melhorar o ambiente de trabalho.

Estamos no caminho de uma visão mais ampliada com a espiritualidade organizacional tendo em sua definição a ideia de ressignificar a relação entre empresa e colaborador. Enfim, o reconhecimento de que não é possível fazer uma empresa crescer com pessoas doentes em qualquer aspecto: físico, mental ou espiritual.

A empresa é um organismo social, composto de indivíduos e suas relações humanas, assim cuidar das pessoas em sua essência é uma tarefa de preservação dos recursos humanos e do capital intelectual da organização- é um investimento!

O indivíduo é ser pessoa único com seus talentos, medos, anseios e passa pela vida de forma não linear, esta pessoa trabalha todos os dias com seu mundo interior em ação, ou seja, precisa estar em equilíbrio consigo mesma e com o ambiente, se além das questões naturais da vida se sentir acuado, ameaçado e em desequilíbrio pelas ações da gestão não há como ser produtivo.

Assim, a Espiritualidade Organizacional traz uma abordagem holística e integrativa para todos os seres humanos no ambiente de trabalho e fora dele. Aborda a possibilidade de se ser quem você é e integrar as emoções ao dia a dia, agindo de acordo com valores pessoais e buscando significado e propósito e não somente o cumprimento de metas desafiadoras.

A harmonia, bem-estar, equilíbrio são elementos da saúde integral:  física, mental e espiritual que são os pilares para um indivíduo saudável e produtivo capaz de influenciar o ambiente de forma positiva e promover mudanças necessárias na organização

A Espiritualidade Corporativa promove ainda o sentido de missão e a expansão de uma atuação ética e de responsabilidade social integrando a organização à sociedade e ao ambiente e trazendo um papel de liderança mais consciente da sua influência na empresa, no indivíduo e na sociedade.

Este é um aspecto novo e requer mudanças na cultura organizacional inserindo na conversa temas mais subjetivos como empatia, proposito, compaixão e ensinando aos colaboradores que estes são assuntos relevantes sim para o seu próprio desenvolvimento pessoal.

Há muito que se aprender ainda sobre o tema e sua aplicabilidade, no entanto o assunto está em pauta e o ser humano no centro da conversa, nunca foi tão importante tratar da saúde mental, esta epidemia silenciosa, cercada de preconceitos, mas igualmente devastadora.

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre como adotar a Espiritualidade Organizacional ou Corporativa na sua empresa? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Mônica Barg
https://www.monicabarg.com.br

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Mônica Barg Author
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Mônica Barg é uma profissional experiente, atuando como Coach, Mentora e Psicanalista. Ela é caracterizada por sua curiosidade incessante, sua acolhida calorosa, sua produtividade incansável e seu espírito empreendedor. Sua busca constante é pela melhor informação e conteúdo, seja relacionado a temas ou indivíduos. Tem uma crença profunda no potencial individual de cada pessoa e adota abordagens inovadoras para se conectar com a essência única de cada indivíduo, buscando a evolução e a entrega do melhor em desenvolvimento humano. Com uma carreira de mais de 30 anos, acumulou experiência executiva em diversas áreas, incluindo atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos negócios e gestão comercial. Possui um amplo conhecimento dos processos e estruturas corporativas, bem como uma compreensão profunda da cultura organizacional. Além disso, tem uma extensa experiência de mais de 1500 horas em atendimentos individuais para orientação e desenvolvimento de pessoas, bem como orientação para o desenvolvimento e implementação de ações empreendedoras e processos organizacionais. Sua abordagem é caracterizada por uma visão sistêmica, combinada com uma profunda percepção do indivíduo, o que lhe permite traduzir em estratégias de atuação tanto em nível individual quanto empresarial. Possui uma formação sólida, sendo Mentora certificada pela FGV-RJ e Escola de Mentores, Mestranda em Gestão do Conhecimento pela FUNIBER, com Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching pela UCAM-RJ, bem como certificações em Coaching pela SBP e Crescimentum. Ela é Psicanalista certificada pela SBPI-SP, com Pós-graduação em Administração e Psicanálise do Século XXI, ambos pela FAAP. Adicionalmente, Monica possui certificações em Coaching Evolutivo, Coaching de Liderança e Formação em Psicanálise pela AEDP em Nova York. Sua formação acadêmica inclui uma graduação em Arquitetura pela UFRJ.
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