fbpx

ESG é coerência nos negócios

ESG. Estas três letrinhas vêm dominando o vocabulário do ecossistema de negócios. Você sabe o que é ESG e por que é tão importante para todos?

ESG é coerência nos negócios

ESG é coerência nos negócios

ESG. Estas três letrinhas vêm dominando o vocabulário do ecossistema de negócios. Environment – Social – Governance, ou Governança – Social – Ambiental.

O conceito ESG surgiu como uma avaliação ampliada do valor de uma companhia por suas práticas em relação ao meio-ambiente, as suas pessoas e as comunidades. E a sua forma de atuar nos negócios e na sociedade.

Ou seja, chegamos finalmente à era em que fazer negócios é mais do que gerar lucro. Cuidar e promover impacto positivo se tornou assim um parâmetro significativo na reputação e valor financeiro de uma organização.

E ESG tem a ver com humanização. É sobre cuidar das pessoas, das relações e da nossa morada maior, o planeta. É a responsabilidade com o nós, e com o nosso, com a vida. E trazer à consciência o papel elevado de uma organização.

ESG é coerência nos negócios. É aprender a agir e liderar a partir do humano que existe em cada um de nós. E, assim, construir culturas permeadas pelas qualidades do coração, que tragam felicidade, saúde e florescimento aos seus stakeholders, com orientação efetivamente responsável em relação à sociedade e ao planeta.

E então, o que ESG tem a ver com coerência e com coração?

Coerência é a harmonia e o equilíbrio de sistemas interdependentes. Uma organização é responsável por muitos sistemas, mas tudo começou no coração de um, o seu empreendedor ou fundador.

O sonho do empreendedor contagia outros seres humanos, que se organizam em torno de uma empresa, em busca de objetivos, lucro e, talvez, um propósito. São várias pessoas ou sistemas individuais, formando assim sistemas maiores que, necessariamente, impactam o grande sistema da sociedade.

A coerência, pela abordagem científica e filosófica do Instituto HeartMath, é uma visão que reconhecemos nas estratégias ESG. Coerência do coração, um estado, um modo de vida baseado nas qualidades do coração: gratidão, apreciação, compaixão, coragem, cuidado.

E começa com a coerência individual. Organizações orientadas a facilitar a cura e a felicidade de cada pessoa, onde cada coração possa se expressar em sua integridade. Afinal, seres humanos são sistemas que quando em funcionamento coerente são saudáveis, resilientes e felizes; Além disso, têm melhores relações e colaboram criativamente para os desafios da sociedade e do planeta.

Indivíduos coerentes, em ambientes seguros que convidam ao florescimento e à expressão autêntica de cada coração, criam grupos, equipes, comunidades coerentes. Sistemas maiores em funcionamento otimizado pela contribuição individual.

Organizações coerentes são conscientes do seu poder de contribuir com a coerência global, afinando assim as suas práticas e iniciativas às necessidades e desafios do mundo. Para todo mundo: os seus, os outros e o planeta.

Coerência é falar, agir e ser ESG. É trazer as qualidades do coração para a estratégia. Por uma nova consciência nos negócios, de fato.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre ESG como coerência nos negócios? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Coerência é Flow: A força do coração individual de fato no coletivo

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa