fbpx

Equilibrando seus Recursos

Os nossos recursos não são infinitos e a opção de escolha é nossa. As Instituições Financeiras, a todo o momento, nos oferecem cheque especial, cartão de crédito e crédito pessoal. Aí estão as armadilhas!

Hoje vamos conversar sobre como analisar nossas despesas sob o enfoque de “Necessidades” e “Desejos” e quais as armadilhas que normalmente incorremos.

Para viver normalmente, nossas necessidades são básicas e bastante simples. Essas são as que conseguimos ver como por exemplo: contas de luz, água, gás, telefone, condomínio, aluguel, financiamento de carro ou imóvel, supermercado, farmácia, gasolina etc.

Quando falamos de Educação Financeira estes ítens devem estar na sua coluna de pagamentos, despesas ou gastos necessários.

E os gastos invisíveis, nossos tão sonhados desejos que vão desde o cafézinho com doce depois do almoço até aquele tênis da moda?

É aí que começam a maioria dos problemas das pessoas que não possuem um Planejamento Financeiro detalhado.

Os nossos recursos não são infinitos e a opção de escolha é nossa. As Instituições Financeiras, a todo o momento, nos oferecem cheque especial, cartão de crédito e crédito pessoal. Quando fazemos uso de qualquer um desses recursos é sinal de que algo não está indo bem, ou seja, existe um desequilíbrio entre o que recebemos e o que se consumimos. Ceder ao desejo de possuir uma roupa da moda, o último modelo de celular, o perfume que acabou de sair ou o último modelo de relógio podem trazer graves consequências a qualquer orçamento equilibrado. Aí estão as armadilhas!  Necessidades ou Desejos?

Acompanhar a sua coluna de recebimento e fazer seus pagamentos com critério é a primeira coisa que deve ser feita no início do mês.

No próximo post vamos conversar sobre como podemos ver melhor as “despesas invisíveis”, o que podemos reduzir, substituir ou até mesmo cortar.

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e consultora que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa