fbpx

Entre na onda de transformar o mundo VUCAH!

O mesmo “H” que para uns representa um mundo hostil, para muitos outros representa a hiperconectividade para alcançarmos uma sociedade sustentável.

hiperconectividade

Amigos, na minha última publicação eu comentei que o espaço passaria a ser chamado de O Mundo VUCAH do Coaching e da Mentoria. E eu justifiquei o porquê dessa proposta, uma vez que estava agregando “H” ao já conhecido acrônimo VUCA adotado para o mundo em que vivemos (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Comentei então de uma corrente que entende esse “H” como a expressão hostil, enquanto outra corrente mais dominante entende o “H” como atributo de hiperconectividade. Afinal, precisamos considerar que a internet está ativa demais em nossas vidas e essa hiperconectividade contribui para a existência integrada dos outros quatro atributos. Infelizmente, por razões técnicas, o título da coluna não pode ser modificado. Ainda assim adotarei a expressão completa VUCAH  (e eu assumo que extrapolei minhas expectativas, mas há outras questões de gestão a respeitar).

Então, mantendo o título do espaço como VUCA, mas entendendo que o mundo é VUCAH, quero relembrar que o conceito oferece as bases para as novas “Organizações Exponenciais”. De tão importante que o assunto é, estimulo a releitura de excelente artigo de a respeito (https://carlosrebate.com/organizaciones-exponenciales/), sugestão em especial para quem não leu a última postagem. Eu também havia me comprometido a comentar sobre as onze principais características das organizações vitoriosas em um mundo VUCAH, postagem em que eu também trataria do conceito de “future maker” (criador do futuro), algo muito alinhado ao conteúdo do meu livro “Seja um agente transformador”, pela Literare Books (há duas semanas, prontinho para sair do forno).

Para as atribuições do “future maker”, espera-se dos investidores diferentes maneiras de investir que possam influenciar positivamente a transição para um mundo de baixo carbono. E que venham a mitigar impactos físicos das mudanças climáticas enquanto, ao mesmo tempo, possam obter resultados financeiros e econômicos.

Ou seja, o mesmo “H” que para uns é visto como representado um mundo hostil, para muitos outros representa a possibilidade de usar a hiperconectividade para alcançarmos uma sociedade sustentável, em todas as dimensões. E é exatamente com esse princípio que nasceu o meu livro citado acima.

Até para evidenciar esse sentido de plena atualidade do que inclui no meu livro, o prefácio assinado pelo editor informa que:

… O conteúdo é voltado para aqueles que lidam com outras pessoas em ambiente de trabalho, tais como gerentes, lideranças, coaches, mentores e empresários, entre outros. Usando de metáfora interessante, Mario Divo associa a evolução da leitura de seu livro digital a uma corrida de automóveis. E explica essa linguagem figurada em sua Introdução… …  O texto tem a preocupação de explorar temáticas atuais e do interesse de todos os públicos ligados à gestão empresarial e ao desenvolvimento de talentos. Não desperdiça palavras e, ao final de cada capítulo, aponta conclusões para cada leitor pensar a respeito e aplicar no seu cotidiano. 

Você, que me acompanha aqui na Cloud Coaching nestes últimos sete anos, provavelmente, irá identificar um ou outro conteúdo que já terá sido abordado em postagens, mas também perceberá que juntos estão formando um novo contexto. Finalizando, na próxima postagem cumprirei a promessa de desenvolver o conceito de “Organizações Exponenciais”.

Por ora, reforço o convite para você entrar na onda de ser um agente transformador no mundo. E de conhecer esse trabalho publicado por mim, em conjunto com a Literare Books. Clique aqui e acesse mais informações sobre esse livro recentemente lançado.

Mario Divo
https://www.dimensoesdesucesso.com.br

Confira também: O mundo VUCA virou mundo VUCAH!

 

Mario Divo Author
Mario Divo tem extensa experiência profissional, tendo chegado a quase meio século de atividade ininterrupta, em 2020. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo das plataformas de negócios MENTALFUT® e Dimensões de Sucesso®, acumulando com o comando da sua empresa MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa