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Entenda a estrutura da sua energia

Como seria a vida se viesse com um manual de como utilizar o tempo?

Como seria a vida se viesse com um manual de como utilizar o tempo?

Talvez, ajudasse a entender que o problema não está no tempo, mas no que fazemos durante as 24 horas do dia.

Para uns o tempo irá passar rapidamente e o deixará angustiado, sem saber o que fazer para ter o maior proveito possível.

Ter consciência de que o nível de energia é variável durante o dia, permite que não se cobre tanto para ser produtivo o tempo todo. Algumas pessoas têm maior rendimento pela manhã, outras pela tarde e à noite, e isso é uma questão do funcionamento do seu corpo. Cada um terá suas peculiaridades e quanto maior a sua consciência sobre os seus picos de energia, mais conseguirá usufruir melhor do seu tempo.

Uma forma de mensurar esses picos de energia é fazer anotações de um determinado período de dias, para conseguir estabelecer um padrão e as frequências da sua atuação.

Compreenda que para ter disposição e pique é importante que exista o descanso e repouso. Rotular-se pensando que ao descansar está sendo preguiçoso ou procrastinador não é o melhor caminho. O corpo e a mente precisam de uma pausa para recuperar o fôlego e trabalhar novamente.

Abaixo está um método do Josh Kaufman sobre as quatro maneiras simples de trabalhar com o seu corpo e não contra ele:

  1. Conheça os seus padrões: faça registros de como foi o seu dia, as atividades que realizou, como se alimentou, dormiu, acordou, etc. A frequência te ajudará a identificar o padrão dos seus picos de energia e os ajustes que precisam ser feitos.
  2. Maximize os ciclos ascendentes: planeje o seu dia de acordo com os seus picos de energia, as atividades menos complexas você pode realizar fora dos picos.
  3. Faça uma pausa: Use o seu tempo descendente para descansar, fazer algo mais prazeroso e simples, se não for possível sair do ambiente de trabalho, vá tomar um café, dar uma volta pelo ambiente, apenas para ter seus minutos de recuperação.
  4. Durma o suficiente: Se prepare para dormir, caso não consiga entrar num estado de sono tão fácil, ouça uma frequência tranquila, ou leia algum livro, determine o horário que irá para a cama. Uma noite ruim de sono irá gerar provavelmente baixas de energia no dia seguinte.

Ter a oportunidade de escrever o seu próprio manual de como usar o seu tempo e sua energia é o presente mais agradável que poderá receber de si.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
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