fbpx

Entenda a diferença entre a Psicologia e o Coaching e quando procurar cada profissional

Você sabe a diferença entre Psicologia e Coaching? A Psicologia e o Coaching não possuem o mesmo objetivo. Quando então procurar cada profissional?

diferença entre Psicologia e Coaching

Você sabe a diferença entre Psicologia e Coaching? Quando procurar cada profissional?

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento do ser humano, seus relacionamentos e funções mentais.

A Psicologia auxilia o indivíduo a se conhecer melhor, resolver os conflitos internos, fazer uma análise comportamental e crescer frente às situações difíceis no âmbito pessoal e/ou profissional.

Já o Coaching é uma ciência multidisciplinar. Um processo de parceria entre o coach e o coachee/cliente, no desenvolvimento de performance do ser humano e das organizações.

E como ele surgiu?

“Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. Esse termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens utilizadas por jovens universitários do século XVII, e guiadas pelos chamados coacheiros” (JRM Coaching)

“Com o passar dos anos a utilização do termo ressurgiu, em 1850, também na Inglaterra, para se referir aos mestres e professores de universidades, especialmente aquelas figuras responsáveis pela orientação e tutela de alunos em suas provas, testes e trabalhos, conduzindo-os a resultados satisfatórios.

 

Cem anos depois, o termo passou a ser utilizado na literatura de negócios, abordando nuances relativas ao gerenciamento de pessoas.

 

Para os brasileiros o termo chegou associado aos esportes, em 1970. Ainda hoje são utilizadas práticas e técnicas desse setor, em um conjunto de estudos e ferramentas que são amplamente proveitosas para melhorar performances individuais, no alcance do sucesso almejado. É por essa importante característica, que hoje o Coaching tem força nas grandes organizações mundiais: desenvolvimento de metas, solução de problemas e alto desempenho de indivíduos e equipes.” (Marco Túlio Costa)

O Coaching conduz o indivíduo e as organizações em seus projetos. Extrai a melhor performance na definição de objetivos, análise do cenário atual e desejado, planejamento e execução de ações e acompanhamento dos resultados.

A Psicologia e o Coaching não possuem o mesmo objetivo, e contam com métodos e focos diferentes!

Não há porque haver conflito entre a Psicologia e o Coaching. Mas a confusão pode acontecer, quando um processo se mistura erroneamente, um com o outro.

O Coaching diferente da Psicologia é uma atividade profissional multidisciplinar, relativamente nova no Brasil. Não há regulamentação, contudo há um código de ética e conduta profissional que são disseminados aos profissionais que se capacitam em instituições sérias e reconhecidas no mercado.

O Coaching é um processo que utiliza ferramentas cientificamente comprovadas que vêm trazendo excelentes resultados para as pessoas e empresas; como resultado cresceu exponencialmente.

Entretanto, infelizmente, junto com esse crescimento, também surgiram pessoas que se aproveitaram do momento. Mesmo sem a devida capacitação, se intitulam como coach e atuam de forma irregular denegrindo os bons profissionais.

Só pode se intitular Coach e atuar como, quem realiza o curso e o estágio exigido por instituições reconhecidas e só poderá aplicar o processo de Coaching se este profissional for habilitado e certificado!

Caso o profissional certificado e capacitado a atuar como coach, não tenha estudado Psicologia, ele não poderá atuar como psicólogo, e vice e versa, isso caracteriza exercício ilegal da profissão.

Agora ciente da diferença entre a Psicologia e o Coaching, entenda qual profissional você deve procurar…

Primeiro passo é você avaliar quais são as suas necessidades…

Se você está, de alguma forma, se sentindo fragilizado, ansioso, frustrado ou aflito, não está sabendo lidar com as emoções e com a sua vida, em função dos seus conteúdos internos, então neste caso, o melhor é iniciar um processo terapêutico com um psicólogo.

Mas se você se sente seguro emocionalmente, não tem nenhuma patologia psicológica ou neurológica e enxerga que pode ir mais longe, que pode atingir melhores resultados, melhorando as estratégias de ações e a sua performance, então neste caso você deve procurar um coach.

Dessa maneira, ciente destas diferenças, você poderá contratar o profissional mais adequado para as suas necessidades!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Preciso me recolocar no mercado

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa