fbpx

Entenda a diferença entre a Psicologia e o Coaching e quando procurar cada profissional

Você sabe a diferença entre Psicologia e Coaching? A Psicologia e o Coaching não possuem o mesmo objetivo. Quando então procurar cada profissional?

diferença entre Psicologia e Coaching

Você sabe a diferença entre Psicologia e Coaching? Quando procurar cada profissional?

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento do ser humano, seus relacionamentos e funções mentais.

A Psicologia auxilia o indivíduo a se conhecer melhor, resolver os conflitos internos, fazer uma análise comportamental e crescer frente às situações difíceis no âmbito pessoal e/ou profissional.

Já o Coaching é uma ciência multidisciplinar. Um processo de parceria entre o coach e o coachee/cliente, no desenvolvimento de performance do ser humano e das organizações.

E como ele surgiu?

“Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. Esse termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens utilizadas por jovens universitários do século XVII, e guiadas pelos chamados coacheiros” (JRM Coaching)

“Com o passar dos anos a utilização do termo ressurgiu, em 1850, também na Inglaterra, para se referir aos mestres e professores de universidades, especialmente aquelas figuras responsáveis pela orientação e tutela de alunos em suas provas, testes e trabalhos, conduzindo-os a resultados satisfatórios.

 

Cem anos depois, o termo passou a ser utilizado na literatura de negócios, abordando nuances relativas ao gerenciamento de pessoas.

 

Para os brasileiros o termo chegou associado aos esportes, em 1970. Ainda hoje são utilizadas práticas e técnicas desse setor, em um conjunto de estudos e ferramentas que são amplamente proveitosas para melhorar performances individuais, no alcance do sucesso almejado. É por essa importante característica, que hoje o Coaching tem força nas grandes organizações mundiais: desenvolvimento de metas, solução de problemas e alto desempenho de indivíduos e equipes.” (Marco Túlio Costa)

O Coaching conduz o indivíduo e as organizações em seus projetos. Extrai a melhor performance na definição de objetivos, análise do cenário atual e desejado, planejamento e execução de ações e acompanhamento dos resultados.

A Psicologia e o Coaching não possuem o mesmo objetivo, e contam com métodos e focos diferentes!

Não há porque haver conflito entre a Psicologia e o Coaching. Mas a confusão pode acontecer, quando um processo se mistura erroneamente, um com o outro.

O Coaching diferente da Psicologia é uma atividade profissional multidisciplinar, relativamente nova no Brasil. Não há regulamentação, contudo há um código de ética e conduta profissional que são disseminados aos profissionais que se capacitam em instituições sérias e reconhecidas no mercado.

O Coaching é um processo que utiliza ferramentas cientificamente comprovadas que vêm trazendo excelentes resultados para as pessoas e empresas; como resultado cresceu exponencialmente.

Entretanto, infelizmente, junto com esse crescimento, também surgiram pessoas que se aproveitaram do momento. Mesmo sem a devida capacitação, se intitulam como coach e atuam de forma irregular denegrindo os bons profissionais.

Só pode se intitular Coach e atuar como, quem realiza o curso e o estágio exigido por instituições reconhecidas e só poderá aplicar o processo de Coaching se este profissional for habilitado e certificado!

Caso o profissional certificado e capacitado a atuar como coach, não tenha estudado Psicologia, ele não poderá atuar como psicólogo, e vice e versa, isso caracteriza exercício ilegal da profissão.

Agora ciente da diferença entre a Psicologia e o Coaching, entenda qual profissional você deve procurar…

Primeiro passo é você avaliar quais são as suas necessidades…

Se você está, de alguma forma, se sentindo fragilizado, ansioso, frustrado ou aflito, não está sabendo lidar com as emoções e com a sua vida, em função dos seus conteúdos internos, então neste caso, o melhor é iniciar um processo terapêutico com um psicólogo.

Mas se você se sente seguro emocionalmente, não tem nenhuma patologia psicológica ou neurológica e enxerga que pode ir mais longe, que pode atingir melhores resultados, melhorando as estratégias de ações e a sua performance, então neste caso você deve procurar um coach.

Dessa maneira, ciente destas diferenças, você poderá contratar o profissional mais adequado para as suas necessidades!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Preciso me recolocar no mercado

 

Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa