Ensinar ou ajudar a aprender?

Você é um Líder ou um Coach para a sua equipe? Os dois papéis são de grande importância, mas há diferenças fundamentais na atuação do Líder e do Coach de Equipes. Lembre-se que o Coach não ensina, mas ajuda a aprender.

Olá, seja bem-vindo!

Você é um líder ou um coach para a sua equipe? (Lembrando que o coach não ensina, mas ajuda a aprender). Essa pergunta pressupõe que há diferenças entre os papeis, e é exatamente sobre isso que falaremos hoje.

Se pensarmos na família como uma equipe (rumo a um mesmo objetivo), é interessante observar: quem é o líder? Se a resposta automática for o pai ou a mãe, você pode estar enganado. Hoje em dia, por vezes as crianças assumem o papel de líder. Elas estabelecem os objetivos (qual canal será assistido na TV, aonde irão no final de semana, o que será feito para comer…), elas lideram o processo. Mas, onde ficam os pais nessa história? Eles ajudam a clarificar e a especificar os objetivos de modo a concretizá-los, eles guiam o processo extraindo as respostas dos filhos, ao invés de dizer o que deve ser feito.

Isso também acontece no mundo corporativo. No final do ano passado, por exemplo, fui contratado por uma empresa para ajudá-los com o plano estratégico de 2015. Eles já tinham definido a estratégia (as crianças no papel de líder de equipes que mencionei acima). A minha missão (o pai no papel de coach de equipes) foi guiá-los, ajudando-os a formar a equipe, a fazer as conexões necessárias para validar as estratégias, identificar os possíveis obstáculos e os recursos necessários para colocar a estratégia em prática e a desenhar o plano de ação detalhado para a conquista dos objetivos.

Perceba que os dois papéis são de grande importância, mas que há diferenças fundamentais na atuação do líder e do coach de equipes. Veja algumas delas:

Líder de equipesCoach de equipes
Estabelece os objetivosAjuda a clarificar os objetivos
Lidera o processoGuia o processo
Planeja as estratégiasAjuda nas estratégias
Estabelece a visãoAjuda a articular a visão
Ajuda a solucionar os problemasAjuda a definir os problemas e a estabelecer ações em prol da solução
Foco no resultado finalFoco ampliado para o processo (aprendizado contínuo)

Deixo algumas perguntas para lhe ajudar a pensar e agir:

  • Quais são os benefícios de ser um líder de equipes?
  • Quais são os benefícios de ser um coach de equipes?
  • Em quais momentos devo agir como líder?
  • Em quais momentos devo agir como coach?
  • Se você pudesse escolher um meio termo entre ser líder e coach:
    • Quais competências do líder você escolheria? Por que?
    • Quais competências do coach você escolheria? Por que?
    • Como seriam seus novos comportamentos?

E, lembre-se do que diz Sir John Whitmore: “Quando a equipe é gerenciada por meio do Coaching, o trabalho é realizado e ao mesmo tempo a equipe se desenvolve”.

Um abraço e até a próxima!

Luciano Viana é Coach Individual e de Equipes com Certificação Internacional pela ICC – International Coaching Community, Professor Universitário nas áreas de Negócios e Recursos Humanos e Treinador em Coaching, Desenvolvimento de Líderes e Equipes. Um dos 40 trainers da ICC – International Coaching Community especialmente selecionados e treinados em todo o mundo para formar Coaches no Brasil. Conquistou a Certificação Internacional 6Ds e possui conhecimentos sobre a metodologia das Seis Disciplinas para desenhar experiências completas de aprendizado e desenvolvimento com resultados mensuráveis e foco na estratégia do negócio. Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Gestão de Marketing pelo Insper. Foi empreendedor em agências de comunicação por 10 anos, atendendo clientes nacionais e internacionais nas áreas de Marketing, Evento e Comunicação Corporativa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa