Anúncios

Endomarketing: Três maneiras de aumentar a produtividade nas empresas

Como implementar algumas ações voltadas especificamente para AUMENTAR e MANTER a produtividade? Confira 3 dicas imperdíveis!

Endomarketing: Três maneiras de aumentar a produtividade nas empresas!

Todo empreendedor busca aumentar os resultados do seu negócio. E isso não é possível e nem consistente com equipes desmotivadas e pessoas infelizes com o ambiente profissional.

Como falamos sempre aqui na coluna, o endomarketing é um aliado para melhorar o desempenho das equipes, a motivação dos colaboradores, os resultados das empresas…

Mas como implementar algumas ações voltadas especificamente para aumentar e MANTER a produtividade nas organizações?

De acordo com a Neurociência, é possível diminuir a procrastinação e consequentemente melhorar a produtividade. E é a partir desses estudos que o artigo de hoje vai apresentar três dicas para melhorar a produtividade no ambiente organizacional. Vale testar e comprovar:

Em primeiro lugar o foco e a atenção são grandes aliados da produtividade. Por isso, a primeira dica envolve criar condições ideais para que as pessoas possam se concentrar com mais facilidade no ambiente de trabalho.

Dica 1 – Promova conhecimento e exercícios de Mindfulness

Muito além de um programa de bem-estar nas empresas o Mindfulness é aliado para acalmar a mente e aumentar o foco – pontos fundamentais para aumentar a produtividade – com o exercício da plena atenção buscando manter-se presente no “agora” os praticantes de Mindfulness relatam que sua produtividade aumenta consideravelmente após a prática.

Dica 2 – Horários flexíveis

Se cada um de nós possui diferentes níveis de rendimento em diferentes horários não faz muito sentido todos trabalharem dentro de um mesmo intervalo não é mesmo? Então, que tal promover a possibilidade de os funcionários escolherem o melhor intervalo de trabalho, de acordo com o seu rendimento ao longo do dia? Por exemplo: ao invés de todos trabalharem das 8h às 17h que tal aumentar a janela de atividade na empresa e deixar as pessoas escolherem a que funciona melhor para si? Um grupo trabalha das 8h às 17h – outro das 10h às 19h – e outro das 12h às 21h. Ou até mesmo possibilitar um ou mais dias na semana para trabalhar de casa dentro do horário mais adequado para o seu perfil.

Dica 3 – Estimule as pausas

Isso pode ser feito através de programas onde o funcionário estabelece horários para descanso e são lembrados de tempos em tempos de que está na hora de dispersar/retomar o trabalho entre uma atividade e outra. Também pode ser estimulado através de uma área comum onde os funcionários podem descansar o corpo e a mente com atividades diversas como leitura, jogos, um bate-papo com os colegas… Pausas entre 5 e 10 minutos a cada hora de trabalho já podem ser de grande ajuda para que o organismo consiga se reorganizar e retomar as atividades com mais energia e concentração.

Vale ressaltar que muitas outras estratégias podem ajudar a melhorar a produtividade nas organizações e testá-las de tempos em tempos; pode dar um panorama geral do que funciona melhor para sua equipe. Depois, basta investir nas que trouxeram os melhores resultados e fizeram mais sucesso entre os colaboradores.

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa