O Endomarketing e a Gestão de Conflitos:
A importância das Equipes de Endomarketing na Gestão de Conflitos
Conflitos são oportunidades de crescimento. É com essa frase que eu quero começar e com a mesma frase quero terminar esse artigo.
Quando há divergência de opiniões instala-se um conflito. Um conflito pode ser entendido como um choque de opiniões. E ter ideias divergentes é completamente normal quando lidamos diariamente com outras pessoas. O problema é quando o conflito evolui para o confronto.
O papel da gestão de conflitos é justamente evitar que os conflitos cheguem no confronto.
E a equipe de endomarketing pode contribuir estimulando a discussão sobre o tema através de diferentes pautas e atividades. Para isso existem muitas estratégias e é sobre elas que vou falar agora:
O primeiro passo para gerenciar conflitos é estimular debates respeitosos e que incentivem a discussão de ideias divergentes com abertura e curiosidade. Com o olhar no aprendizado que tais diferenças pode proporcionar aos grupos.
Quando o conflito surge é importante destacar a importância de divergir sobre as ideias e nunca sobre as pessoas. Pois culpar o outro não pode ser o ponto focal quando a proposta é adquirir mais repertório e conhecimento sobre algum assunto.
Estar aberto a perceber o outro é essencial para a gestão de conflitos, pois assim é possível captar como o outro reage ao que eu estou comunicando e como posso mudar a minha comunicação para que a resposta seja a mais adequada.
Para administrar os conflitos a escuta ativa é uma das principais estratégias, pois entendendo o outro eu consigo me colocar melhor para apresentar-lhe uma solução. Além disso, controlar os estados emocionais é a chave para conseguir pensar e articular melhor os pontos necessários na comunicação.
Evitar críticas, abrir-se ao diálogo e ser empático contribui com a aproximação ao seu interlocutor e o estabelecimento de um ambiente seguro entre ambos. Lembre-se que o corpo fala e ainda que o discurso esteja bem alinhado se a postura e as expressões faciais não estiverem combinando com a fala nada disso vai funcionar.
Trabalhe a aptidão social, aprenda a lidar com as emoções do grupo. E faça testes, para compreender como gerenciar os conflitos que se apresentam na sua rotina, afinal conflitos acontecem sempre e eles são ótimas oportunidades de crescimento! Aproveite-os!
Grande abraço e até a próxima!
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Quer saber mais sobre a importância do Endomarketing na gestão de conflitos e estratégias para gerenciar os conflitos que se apresentam na rotina da sua empresa? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!
Um abraço e até a próxima!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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