fbpx

Endomarketing: Storytelling uma Forma Poderosa de Comunicar e Engajar

Você já ouviu falar de Storytelling? É possível usar histórias para construir um mundo melhor. E se isso é possível, quem dirá uma empresa melhor?

Endomarketing: Storytelling uma Forma Poderosa de Comunicar e Engajar

Endomarketing: Storytelling uma Forma Poderosa de Comunicar e Engajar

Você já ouviu falar de storytelling? Em poucas palavras storytelling é a arte de contar histórias.

Nossa vida é baseada em histórias, a humanidade começa quando o homem desenvolve a habilidade de contar histórias. As histórias têm o poder de transformar e engajar as pessoas. As histórias têm poder!

Assim o ser humano, naturalmente, busca identificar histórias em diferentes situações e busca identificação com outras pessoas a partir de suas histórias.

Portanto, é possível usar as histórias para construir um mundo melhor. E se é possível criar um mundo melhor através das histórias então quem dirá uma empresa melhor?

Por esse motivo o endomarketing pode e vem usando o storytelling para engajar colaboradores e assim fazer do ambiente empresarial um mundo melhor.

Assim como nós usamos a narrativa para imprimir o que achamos sobre nós mesmos e outras pessoas, também podemos imprimir uma determinada imagem da empresa em que trabalhamos. Portanto, qual é a narrativa dos colaboradores sobre as empresas em que atuam? Essa é uma boa pista para começar a levantar informações para as próximas campanhas e comunicações.

É importante ouvir as histórias contadas pelas pessoas sobre a organização em que trabalham e então decidir sobre ressignificar ou empoderar tais histórias. Lembrando sempre que histórias significativas conseguem de fato transformar as pessoas.

Ainda é possível ir além e então perguntar: Quais são as histórias que moldaram esta organização?

Com essas informações em mãos é hora de usar todas as respostas para engajar e encantar o público, não só o interno como também o externo. Como aqui, falamos sobre endomarketing vamos então exemplificar usando situações voltadas ao público interno.

Diariamente uma empresa comunica uma infinidade de assuntos para diferentes setores e colaboradores. Com o mundo de informações disponíveis no nosso dia a dia, torna-se então humanamente impossível lembrar de tudo. Por isso o storytelling é tão incrível para contribuir com a lembrança daquilo que for essencial sobre a empresa. Conte histórias daquilo que deve ser sempre lembrado.

Para desenvolver a técnica do storytelling nas ações de comunicação é preciso seguir algumas dicas, a saber:

  1. Defina os personagens – pergunte-se: para quem eu quero comunicar de fato? Sobre quem eu preciso falar? Quais são os protagonistas desta história? Quem vai contar a história?
  2. Estabeleça o cenário e o tom da história – Onde essa ação acontece? Na própria empresa? Na casa dos colaboradores? Em um ambiente externo? E o tom da comunicação? É descontraído? Formal? Ou então Engraçado?
  3. Estratégia narrativa – Atualmente, a tecnologia nos permite explorar diversas maneiras para consumir os conteúdos. A história pode ser contada de maneira tradicional ou então bem inovadora e tecnológica. O orçamento e a criatividade determinam as escolhas. Pode ser através de um artigo, um podcast, um filme ou até utilizando a tecnologia de realidade virtual (aqui é possível explorar diferentes pontos de vista sobre uma mesma questão). Inove e assim seja ainda mais memorável.
  4.  Seja diverso – quanto maior a visibilidade de grupos diferentes mais as pessoas vão se reconhecer e identificar naquela narrativa.

Para entender ainda melhor esta dinâmica, então vou deixar aqui no final alguns links com campanhas de empresas que usaram o storytelling para comunicar suas histórias:

Lego

Huggies

Dove

Coca-cola

Advanced

Usou uma abordagem incrível com os contos de fadas. Artigo em inglês, então utilize o recurso de tradução da página se necessário.

https://www.b2bmarketing.net/en-gb/resources/b2b-case-studies/awards-case-study-how-advanced-turned-fairy-tales-promote-its-right-first

Divirta-se e comunique com a verdade a história da sua empresa!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como criar um Storytelling? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: Técnicas de vendas: Círculo da Influência x Círculo da Preocupação

 

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa