fbpx

Endomarketing: Que tal um dia livre de formalidades?

Que tal fazer um teste e liberar as equipes das formalidades e burocracias que, muitas vezes só servem para estressar e atrapalhar a harmonia no ambiente profissional?

588
588

Já observou como o estresse é considerado um modelo padrão em quase 100% das empresas? Quanto mais ocupado, cheio de tarefas a entregar, mais corrido e acelerado for o funcionário ou o setor, mais aparenta que fazem um trabalho duro e, portanto, mais “importante”.

Mas será que precisa ser assim mesmo? Vamos pensar sobre um perfil de pessoa, setor ou empresa que leva tudo numa boa, consegue cumprir seus prazos, executar seus trabalhos com competências e ainda manter-se tranquilo e, na maior parte do tempo, mantendo as situações sob controle. Você conhece alguém assim? Acha possível?

Que tal fazer um teste e liberar as equipes das formalidades e burocracias que, muitas vezes só servem para estressar e atrapalhar a harmonia no ambiente profissional?

A dica é: estabeleça um dia no mês livre de formalidades. Vou explicar abaixo:

  • Que tal um dia sem horário de entrada e saída, mas com uma lista de tarefas a serem cumpridas por cada funcionário? Claro, que estabelecendo tal lista com bom-senso, nem muito e nem pouco o que fazer.
  • E se além de um dia sem horário de entrada e saída, pudesse ser estabelecido o dia do trabalho remoto? O funcionário pode trabalhar de onde quiser, desde que se comprometa a cumprir as tarefas do dia. Claro que aqui deve-se respeitar a possibilidade de cada função, afinal algumas não podem ser realizadas remotamente.
  • E o dia do vista-se como quiser? Liberar o uso de calça jeans, tênis, chinelo (por que não?) – Ainda assim respeitando os limites de cada função, até mesmo por questões de segurança.
  • Um dia para levar seu animal de estimação, os filhos, sobrinhos, os pais…
  • Um dia de almoço coletivo, picnic, lanches diferentes/temáticos.
  • Um dia com pausas para jogos (tabuleiros/ping-pong/vídeo game…)

Enfim, o dia a dia profissional sem formalidades abre caminho para várias possibilidades, use a criatividade e veja os resultados da equipe ao longo do dia, semana, mês, ano… Observe se a motivação melhorou, a produtividade aumentou, se estão mais felizes. Meça os resultados e vá adaptando essa nova possibilidade à realidade da sua empresa.

Você já tem um dia informal rolando por aí? Se sim, divida conosco suas ideias!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...