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Endomarketing: Programa de reconhecimento

Quase todo profissional já passou pela falta de reconhecimento dos seus esforços. E quem já passou por tal situação sabe o quanto é desmotivador!

Quase todo profissional já passou pela falta de reconhecimento dos seus esforços. Seja por um líder, cliente, colega de trabalho… E quem passou por tal situação sabe o quanto é desmotivador se esforçar, fazer o seu melhor e não ser reconhecido por isso. O ideal seria trabalhar a inteligência emocional, o autoconhecimento e a resiliência para que o profissional aprenda a trabalhar sua expectativa, se autovalorizar e reconhecer a necessidade de mudança quando o reconhecimento é muito importante e realmente não vem.

Mas as empresas também podem fazer a sua parte e estimular seus funcionários através de programas de reconhecimento desenhados especialmente para eles.

Então, que tal melhorar a motivação melhorando o reconhecimento dos colaboradores? Veja as dicas a seguir e pense em quais pode implementar:

  • Ofereça feedbacks adequados e frequentes;
  • Comunique-se de maneira assertiva e mantenha sempre uma escuta ativa, inclusive para elogiar, assim você capta melhor o que o outro espera de você e da empresa e deixa claro a sua visão positiva do trabalho dele;
  • Identifique os que REALMENTE são importantes aos seus colaboradores, quais são seus valores e expectativas, assim você tem um monte de informações interessantes para oferecer um reconhecimento à altura;
  • Utilize o rapport;
  • Preste atenção nas pessoas, seja atento às particularidades de cada colaborador;
  • Crie uma ou muitas maneiras de reconhecer frequentemente: seja com feedbacks, aumento de salário, promoções, folgas, brindes etc. Faça seu colaborador sentir seu progresso sempre que merecer;
  • Pergunte mais, inclusive o que o seu colaborador acha que o faria sentir-se mais reconhecido.

E lembre-se: o reconhecimento, muitas vezes, está nas pequenas coisas.

Você tem um programa de reconhecimento? Este programa está atendendo às expectativas de cada funcionário? Como é possível melhorar essa questão?

O reconhecimento é o combustível perfeito para manter sua equipe sempre em movimento! Invista nele!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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