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Por que grandes empresas estão incentivando práticas de autoconhecimento para seus funcionários?

Por que empresas como Avon, Banco Itaú, Nossa Caixa, Toyota, Beacon, 3M, Embraer e muitas outras vêm utilizando práticas para desenvolver o autoconhecimento de seus colaboradores?

Por que grandes empresas estão incentivando práticas de autoconhecimento para seus funcionários?

Por que grandes empresas estão incentivando práticas de autoconhecimento para seus funcionários?

Hoje, em mais um artigo da nossa série Autoconhecimento, vou falar sobre a aplicação de diferentes práticas em grandes empresas que buscam melhorar o rendimento de suas equipes. Empresas como por exemplo: Avon, Banco Itaú, Banco Nossa Caixa, Toyota, Beacon, 3M, Embraer e muitas outras vêm utilizando práticas para desenvolver o autoconhecimento de seus colaboradores e melhorar o alinhamento com a cultura empresarial. Já em 2011, foi realizado um estudo pelo The Enneagram In Business Network (saiba mais) que reportou dados valiosos sobre a aplicação do Eneagrama em empresas espalhadas por mais de 20 países.

Como já falei anteriormente (veja os três últimos artigos), muitos são os benefícios do autoconhecimento tanto no âmbito pessoal como no profissional, mas ainda não falamos sobre como tudo isso funciona na prática e é a partir deste artigo que quero aprofundar o tema.

As ferramentas de autoconhecimento possíveis para aplicar nas empresas são várias, desde oficinas de meditação onde os funcionários terão um momento para voltar-se ao seu interior e se conectar com seus sentimentos, até um processo mais aprofundado e detalhado como, por exemplo, o Eneagrama, que traz informações valiosas sobre os comportamentos das pessoas e como elas podem, através deste conhecimento, melhorar seus resultados.

Pessoas que passaram por processos de autoconhecimento no trabalho, destacaram algumas das vantagens que esse autoconhecimento trouxe para suas carreiras, a saber:

  • Como se entender melhor e como entender seus pares de trabalho;
  • Traçar estratégias para lidar melhor diante das situações desafiantes;
  • Compreender as fraquezas dos integrantes das equipes e trabalhar em estratégias de superação dessas dificuldades.

Já para as empresas têm ficado cada vez mais claro que colaboradores que vivenciam seus valores dentro da função e empresa em que atuam entregam resultados melhores, pois naturalmente vão se sentir muito mais motivados, serão mais produtivos e engajados.

Por isso, muitos líderes relatam vantagens ao aderirem a programas de autoconhecimento para suas equipes, dentre elas:

  • Conhecer sobre os pontos fortes e fracos de cada colaborador;
  • Mapear se as pessoas estão alocadas nas áreas em que gostam de atuar;
  • Contribuir para o melhor relacionamento interpessoal dos colaboradores;
  • Melhora no nível de liderança;
  • Comunicação mais assertiva para todos;
  • Diminuição dos conflitos;
  • Aumento da inteligência emocional e competência interpessoal;
  • Mudança e fortalecimento da cultura empresarial.

Portanto, é possível desenhar um mapa para identificar as necessidades de cada colaborador, o nível de motivação, estratégias de distribuição de tarefas, os pontos a melhorar, garantir que as pessoas estejam na função mais adequada para seu perfil etc.

Mas como colocar tudo isso em prática na rotina organizacional?

No primeiro artigo da série (leia aqui) citei algumas ferramentas e práticas para desenvolver o autoconhecimento das equipes, dentre elas: a terapia, o coaching e a prática de hobbies e atividades de lazer. Mas aqui quero aprofundar um pouquinho mais as possibilidades e mostrar que é possível ir além usando:

  • Eneagrama;
  • Programas e treinamentos de saúde mental e emocional;
  • Técnicas de meditação;
  • Análise Comportamental;
  • Treinamentos em Programação Neurolinguística.

Enfim, esses processos já são realidade na rotina das grandes corporações e estão fazendo a diferença na qualidade de vida dos colaboradores e no clima da organização como um todo. Afinal, gente feliz faz da empresa um ambiente mais feliz também!

Sua empresa investe no autoconhecimento dos colaboradores?

Conhece algum meio de trabalhar esse autoconhecimento que não foi citado até aqui? Compartilhe conosco suas práticas, vivências e impressões!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como desenvolver e implementar práticas de autoconhecimento aos funcionários e colaboradores? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até a próxima!

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

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Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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