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Endomarketing: Organização e produtividade no trabalho remoto (parte I)

O que a equipe de gestores e a empresa podem fazer para tornar o trabalho remoto de seus colaboradores mais organizado e com mais produtividade?

produtividade trabalho remoto

O que a equipe de gestores e a empresa podem fazer para tornar o trabalho remoto de seus colaboradores mais organizado e com mais produtividade?

Para as empresas que ainda estão adotando o trabalho remoto, os desafios começam a tomar forma e a fazer pensar e adaptar novos modelos de trabalho.

Tudo muda: o ambiente, o acesso aos documentos e informações do serviço, o contato com os colegas de equipe, a forma de solucionar os problemas… enfim, tudo requer adaptação e um novo meio de solução.

Para que tudo isso flua de maneira mais leve e prática a organização é fundamental. E para que o trabalho ande tão bem quanto no modelo presencial a produtividade precisa ser trabalhada.

Mas afinal, como trabalhar organização e produtividade com as pessoas longe e cada uma em um ambiente diferente e com realidades tão distintas?

Bom, para solucionar essas questões é preciso dividir o problema em partes, muitas partes diga-se de passagem… E hoje vamos falar de dois pontos de vista – o do gestor e o das condições de trabalho remoto do colaborador.

Primeiro vamos a algumas perguntinhas básicas que o gestor ou líder da equipe pode responder:

  • De zero a dez, como você avalia a organização e produtividade do trabalho da sua equipe, desde que o trabalho remoto começou?
  • Comparando com o trabalho presencial, de fato o rendimento melhorou? Piorou? Quanto? O que seria necessário melhorar?
  • Quem melhorou? Quem piorou?

Agora avalie as condições de trabalho de cada um da equipe, por exemplo:

A Ana melhorou seu rendimento em 50%. Agora que trabalha em casa ela não precisa acordar 3 horas antes para pegar os 3 ônibus até chegar no trabalho. Também não precisa enfrentar a mesma maratona para voltar para casa. Parece mais feliz e motivada, portanto, está conseguindo entregar mais.

Por outro lado, o José está um pouquinho perdido com o trabalho remoto, seu rendimento diminuiu 30%. Tem atrasado a entrega de alguns projetos e não consegue participar das reuniões on-line. José divide o espaço de trabalho com a esposa (que também está trabalhando remotamente) e os 2 filhos (de 3 e 7 anos). Precisa parar algumas vezes para pedir silêncio. Perde uma anotação ou outra no meio da papelada que se mistura na mesa que é dividida para as atividades escolares do filho, o trabalho da esposa e o dele.

Nos dois exemplos acima fica claro que cada casa tem uma realidade. Que o trabalho remoto ficou mais fácil e leve para uns e trouxe muito desconforto e preocupação para outros. Por isso, talvez seja interessante fazer uma pesquisa sobre as condições de trabalho na casa dos colaboradores.

Questões como por exemplo:

  • Se existe um ambiente exclusivo para o trabalho e se esse ambiente está atendendo adequadamente às necessidades de trabalho deste colaborador (cadeira adequada, iluminação, computador…) – sei de empresas que disponibilizaram as cadeiras do escritório para quem estivesse trabalhando sem cadeira adequada em casa;
  • Se a internet disponível na residência atende às necessidades dele (inclusive existem regiões onde a internet de qualidade não chega – e é importante dizer também que alguns lugares no mundo nenhuma internet chega!);
  • Será que ele divide o espaço com outras pessoas, quantas pessoas, idade das pessoas;
  • Será que horários alternativos de trabalho seriam melhores opções para ele(a)…

Enfim, essas perguntas podem dar um panorama geral de novas possibilidades para colaboradores que estão com dificuldades no trabalho remoto. Como o caso do José, que se pudesse intercalar seu horário de trabalho com a esposa, talvez conseguisse produzir muito mais…

E por fim, a pergunta que eu considero mais importante:

O que a equipe de gestores e a empresa podem fazer para tornar o trabalho remoto de seus colaboradores mais organizado e com mais produtividade?

Vale destacar que a pergunta acima pode ser pensada apenas entre os gestores, mas também pode ser direcionada aos colaboradores e colher ideias e soluções direto da fonte!

Outros pontos serão abordados conforme as respostas a essas perguntas forem sendo respondidas. Nos próximos artigos vou trazer outras reflexões e práticas para tornar as condições de trabalho remoto mais organizadas e produtivas.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até lá!

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: Endomarketing: Por que fazer a pergunta certa é o passo mais importante para a resolução de problemas?

 

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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