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Endomarketing: Como estão seus multiplicadores de Comunicação Interna?

Quantos multiplicadores ativos da sua mensagem existem espalhados pela empresa? E fora dela? A missão principal dos multiplicadores é de melhorar a imagem e comunicação da empresa com os seus colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Quantos multiplicadores ativos da sua mensagem existem espalhados pela empresa? E fora dela?

A ideia do artigo de hoje é incentivar o treinamento (pode ser interno mesmo) de agentes multiplicadores da mensagem elaborada pela equipe de endomarketing e, melhor ainda, que esses multiplicadores possam, também, contribuir com o feedback das ações promovidas pela empresa.

O ideal é que os multiplicadores sejam orientados com o objetivo de verificar se as necessidades relacionadas a incentivo, motivação, valorização, qualidade de vida e informações estão sendo adequadamente oferecidas aos colaboradores. E sempre detectarem alguma situação que fuja desses padrões, tenham a liberdade de elaborar uma proposta de melhoria que será avaliada pela equipe de endomarketing e posteriormente proposta ao líder do setor onde ocorreu a situação em questão.

Os critérios de escolha desses multiplicadores variam de acordo com a necessidade da empresa. Por exemplo, podem ser capacitados primeiramente os líderes e, depois, esses capacitam os seus liderados, pode-se escolher um representante de cada setor, um representante por ambiente de trabalho, etc.

É imprescindível capacitar esses multiplicadores para que sejam capazes de aliar a visão da situação mais favorável internamente, mas sempre alinhando com a situação externa, ou seja, pensar também nos clientes externos e nas necessidades de satisfação destes (sem eles não há trabalho).

A missão principal dos multiplicadores é de melhorar a imagem e comunicação da empresa com os seus colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Os multiplicadores devem aprender a utilizar algumas ferramentas de marketing interno, desenvolver suas habilidades de Comunicação, planejamento, feedback, entre outras. Isso pode ser elaborado pela equipe de endomarketing e compartilhado através de um treinamento estruturado, acompanhado por reuniões periódicas e avaliado através de pesquisas de tempos em tempos.

É importante salientar que a atenção deve ser redobrada quando se trata do tipo de ação que a empresa oferecerá nesses casos, pois ela precisa ter um planejamento e proposta condizentes com o estilo que vem seguindo ao longo de sua história, afinal os multiplicadores precisam falar daquilo que realmente acreditam, não adianta criar uma ação incomum para conquistar o grupo e já distribuir multiplicadores falando dela. Nesse caso o endomarketing já precisa ser sólido e fazer parte da cultura da empresa. Caso contrário, toda a ação acaba sendo um “tiro no pé”, pois só servirá para formar a famosa rádio peão, onde os colaboradores vão reclamar uns aos outros da situação, mas não chegará ao conhecimento de quem está organizando as ações, pois não haverá engajamento.

Quando os multiplicadores acreditam, o planejamento de comunicação interna só pode dar certo!

Para saber se está indo no caminho certo pergunte-se: se eu estivesse no lugar dos colaboradores de tal empresa eu seria um multiplicador das mensagens da mesma?

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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