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Ambiente diverso por uma cultura organizacional mais inclusiva

Uma empresa diversa estimula as pessoas a serem quem realmente são e ainda faz uso disso para buscar inovação e um ambiente de trabalho inclusivo e com clima organizacional leve e plural.

Endomarketing: Ambiente diverso por uma cultura organizacional mais inclusiva

Endomarketing: Ambiente diverso por uma cultura organizacional mais inclusiva

No último artigo, iniciamos uma breve discussão sobre o papel do Endomarketing em uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva (veja aqui).

Os assuntos que envolvem o tema D&I são vastos e complexos, por isso nada mais justo do que aprofundar a discussão com a análise mais detalhada de alguns desses assuntos e, hoje, vamos falar sobre a construção e estímulo a um ambiente diverso.

“Um ambiente diverso é um ambiente aonde as pessoas podem ser autênticas”

A frase acima é da presidente da General Eletric, no Brasil, Viveka Kaitila em uma entrevista concedida à Época Negócios, em abril de 2021, resume muito bem o que significa ter uma empresa com ambiente diverso. Você já visitou ou fez parte de um ambiente em que precisava se esforçar muito para não ser você mesmo? Então, uma empresa diversa estimula que as pessoas possam ser exatamente quem são e ainda faz uso disso para buscar inovação e um clima organizacional leve e plural.

Para a construção de uma ambiente diverso é importante estimular ações que promovam aos colaboradores:

  • acesso às mesmas oportunidades;
  • diagnóstico e enfrentamento de vieses inconscientes;
  • estimule a comunicação entre todos os níveis hierárquicos da organização e garanta, de fato, que todos possam ser ouvidos: desde o menor aprendiz ao CEO.
  • compreenda as dimensões da diversidade: raça, lgbtqia+, pessoas com deficiência, gênero etc. e estruture as melhores práticas para a inclusão de todos;
  • elabore políticas de diversidade e inclusão;
  • construa boas práticas e políticas internas de proteção…

E ao estruturar tudo isso a empresa também ganha com a riqueza de conhecimentos e pontos de vista, pois uma equipe plural é muito mais inovadora e consegue conversar com os mais variados públicos.

Agora, antes de finalizar o artigo te convido a refletir:

  • Quantas pessoas negras possuem cargos de gestão na sua empresa?
  • Quantas mulheres ocupam cargos de liderança na empresa?
  • Sua empresa é acessível para pessoas com todos os tipos de deficiência?
  • Existem piadinhas internas com termos pejorativos acerca da orientação sexual das pessoas?
  • Se você tirasse uma foto de toda a equipe, hoje, teria mais pessoas iguais ou encontraria diversidade?

Pense a respeito, mas vá além: pense em como é possível deixar essa foto mais diversa, colorida, plural!

Agora me conta: como você contribui para que os ambientes de trabalho por onde passa possam ser mais diversos e inclusivos? Me conta aqui nos comentários!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre cultura organizacional e ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até a próxima!

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: Endomarketing e seu papel em uma Cultura Organizacional mais Inclusiva

 

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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