fbpx

Endomarketing: A autoavaliação do desempenho profissional!

Empresas cobram resultados de suas equipes, mas não oferecem condições adequadas para a realização. Por outro lado, funcionários reclamam das condições de trabalho, mas não honram com suas responsabilidades.

O objetivo principal e mais usual da avaliação de desempenho é medir e analisar o desempenho de um funcionário ou equipe de uma organização. Porém, minha sugestão no artigo de hoje é olhar com outros olhos para essa avaliação e passar a analisar também o desempenho da empresa através das condições de trabalho oferecidas aos colaboradores e, através dela, gerar uma autoavaliação por parte dos funcionários dando a esses a oportunidade de analisar o seu próprio desempenho.

Muitas empresas cobram resultados de suas equipes, mas acabam pecando pela falta de condições adequadas para a realização de suas atividades profissionais (já vi um caso onde um colaborador da área de vendas passou mais de um mês sem mesa, computador e telefone). Por outro lado, muitos funcionários reclamam das condições de trabalho, mas deixam de honrar com suas responsabilidades (atrasos, faltas etc.).

Normalmente uma avaliação de desempenho é realizada através da observação diária do comportamento do funcionário por parte de seu líder; ou através da avaliação 360⁰ quando todos os colaboradores fazem parte do processo de avaliação, sendo avaliadores e avaliados, ou através da autoavaliação quando o funcionário reflete sobre o próprio desempenho e depois ele e seu líder conversam sobre suas impressões (e é esse o modelo de avaliação que será o foco no presente artigo). Claro que existem outros métodos e cada empresa escolhe o que melhor se enquadra na sua situação, porém a proposta de hoje é refletir sobre os benefícios da autoavaliação para organizações e colaboradores.

As pessoas mudam e muitas vezes, através de uma autoavaliação de desempenho é possível detectar novos desafios que o funcionário gostaria de enfrentar ou até mesmo novas habilidades que ele pode experimentar. Isso é positivo para o colaborador, é claro, mas também é muito positivo para a empresa que terá um funcionário muito mais satisfeito e trabalhando em uma potência superior.

Para uma autoavaliação eficiente estimule as equipes e colaboradores a manter os objetivos sempre claros, sabendo exatamente onde, como e quando esse objetivo se realizará. Facilite para que o colaborador seja sempre realista e avalie quais são suas forças e oportunidades, mas jamais esqueça quais suas fraquezas e ameaças e encontre meios de potencializar o que é positivo e superar ou prevenir os pontos negativos. Após a autoavaliação gerar um planejamento contando com os resultados e alinhando-os com os projetos da empresa vai ajudar no melhor desenvolvimento das atividades.

Outra proposta é incentivar, principalmente, as lideranças a se autoavaliarem como profissionais e as condições de trabalho que oferecem as suas equipes e colaboradores, gerando uma corrente de empatia e, consequentemente, mais respeito pelo trabalho do outro. E não esquecer de levar essa autoavaliação ao conhecimento das equipes de cada líder deixando espaço para receber novos insights e contribuições para o desenvolvimento de líderes e condições de trabalho na empresa.

Enfim, com a autoavaliação é possível ganhar foco, prever, contornar e evitar os obstáculos, crescer e avançar para novos desafios e colocar-se constantemente em um estado de motivação, disciplina e ação.

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa