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Empatia: O que é e qual sua importância no Processo de Feedback?

Por que um feedback assertivo apoiado na empatia pode levar o colaborador a um melhor desempenho, bem como maior satisfação pessoal nas atividades realizadas?

Empatia: O que é e qual sua importância no Processo de Feedback

Empatia: O que é e qual sua importância no Processo de Feedback?

O feedback é uma ferramenta utilizada pelas empresas com objetivo de auxiliar Gestores e Colaboradores a terem uma comunicação mais efetiva, para um convívio saudável e corrigir arestas que interferem no clima organizacional.

Visa ainda a melhora da performance dos profissionais para alinhar suas metas e alavancar a produtividade da empresa.

Para uma comunicação não violenta é importante que utilizemos a empatia, para que possamos entender a necessidade do outro e assim estabelecer um diálogo mais efetivo.

A empatia pode ser compreendida, como uma das competências emocionais relacionadas à habilidade que um indivíduo tem de se relacionar com outro, ou seja, perceber o outro em seus atributos particulares.

Através do feedback realizado a partir de uma leitura empática assertiva, se estabelece um diálogo para:

  • Alinhar expectativas entre gestores e colaboradores;
  • Investir na qualidade de vínculos;
  • Compartilhar informações de modo atrativo;
  • Demonstrar adequada autoestima.

O Feedback assentado na empatia assertiva, auxilia o Líder no seu papel fundamental de coordenar o seu time em busca dos seus objetivos organizacionais, preservando a individualidade e capacidade de cada colaborador.

  • Liderar não é protagonizar e sim promover o protagonismo, o crescimento e o desenvolvimento da capacidade das outras pessoas;
  • Ser líder não implica na necessidade de ser perfeito, todos cometemos erros e aprendemos com eles. Essas experiências também precisam ser compartilhadas;
  • Uma pessoa empática, que sabe se pôr no lugar do outro, é alguém que traz conforto, paciência e compreensão;
  • A comunicação necessária para exercer a empatia assertiva envolve a linguagem verbal bem como a não verbal;
  • Falar e agir com sua equipe de forma que entendam que o líder realmente acredita e quer o bem delas.

A conexão do Líder com sua equipe através da leitura empática, promove um ambiente onde os colaboradores podem se desenvolver no seu aspecto profissional e atingir assim os seus objetivos pessoais.

Estudos mostram que o trabalho gera uma carga de estresse acentuada quando as pessoas não estão conectadas, não veem sentido no que fazem e realizam suas atividades de forma mecânica.

Um feedback bem trabalhado apoiado na empatia, leva o colaborador a saber suas falhas e atributos e pode auxiliar num melhor desempenho, bem como obter maior satisfação pessoal nas atividades realizadas.

“Perceber o que as pessoas sentem sem que elas o digam constitui a essência da empatia” (Daniel Goleman)

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Quer saber mais sobre a importância da empatia no processo de feedback? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/

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Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos (2009), possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC (2019). Especialista em Psicoterapia na Abordagem Resiliente pela SOBRARE (2020). Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica e utiliza as ferramentas da Terapia Cognitivo Comportamental e da Psicoterapia na Abordagem Resiliente. Trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais saudáveis e felizes.
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