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Empatia: O outro lado do rio

Qual a importância da empatia como uma “soft skill” e traço de comportamento de líderes e gestores na gestão de suas equipes para atingir resultados?

EMPATIA: Qual a importância da empatia como uma “soft skill”?

Empatia: O outro lado do rio

“Cravo meu remo na água, levo o teu remo no meu, creio ter visto uma luz no outro lado do rio” (Jorge Dexter, músico uruguaio)

O que há na outra margem do rio? Natureza exuberante, cachoeiras, montanhas, perigos, fauna e flora diferentes das do lado de cá? Só há uma forma de saber: atravessar o rio, entender as diferenças para, então, interagir com uma realidade diferente e, até então, desconhecida.

Utilizo esta metáfora para falar de uma das mais importantes “soft skills”, essencial no relacionamento com pessoas e determinante para um desempenho extraordinário; esta habilidade é a empatia.

A origem da palavra vem do termo grego “emphateia” que significa paixão; isto mesmo, paixão, pois somente através deste sentimento puro e por muitos considerado abstrato, conseguimos atravessar a couraça daqueles com quem interagimos para conhecê-los, entendê-los e, assim, atingir um alto grau de entrosamento e colaboração.

Para muitos, empatia significa ser afável, ou ser simpático, ou ser compassivo; estes são apenas seus efeitos colaterais –

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”. (Carl Rogers, psicólogo norte americano, 1902-1987)

Empatia é a capacidade de sentir o que sentiria a outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que o outro sente e não deve ser confundida com simpatia – a primeira traz conexão ao passo que a segunda move a desconexão.

Praticar empatia envolve alguns aspectos fundamentais:

  1. Entender a perspectiva do outro e reconhecê-la como verdade;
  2. Não julgar: por trás de todo o comportamento sempre existe uma intenção positiva;
  3. Reconhecer a emoção no outro;
  4. Expressar os sentimentos anteriores.

Segundo os psicólogos Paul Ekman e Daniel Goleman, há três tipos de empatia:

  1. Emocional: conseguimos sentir e compartilhar o que o outro sente, colocando-nos sem seu lugar;
  2. Cognitiva:  caracterizada por se comunicar melhor e entender o pensamento do outro bem como as razões para estes pensamentos e sentimentos e;
  3. Compassiva; aquela que vai além do sentir ou acolher, mas que ajude efetivamente o outro.

Para praticar empatia de forma satisfatória é necessário, em primeiro lugar, desenvolver empatia interior, isto é, antes de começar a praticar a empatia pelos outros, devemos aplicá-la em nós mesmos e desenvolver o autoconhecimento e, para isto, é importante que as quatro dimensões da energia estejam em perfeita sintonia: a física, a emocional, a mental/intelectual e, por fim, a inspiracional/espiritual.

Qual a importância da empatia como uma “soft skill” e traço de comportamento de líderes e gestores na gestão de suas equipes para atingir resultados?

A mensagem do escritor e palestrante Simon Sinek a gestores e líderes é:

“A principal responsabilidade dos líderes é cuidar de seus funcionários” e vai além quando diz “grandes líderes não são responsáveis pelo trabalho e sim pelas pessoas que executam o trabalho”.

Em minha trajetória profissional como CEO sempre tive o bom hábito de “transitar” pela organização e interagir com os colaboradores. Sempre constatei que nas áreas onde gestores eram efetivamente presentes, empáticos e sempre dispostos a entender e auxiliar nas dificuldades, os resultados eram, invariavelmente, infinitamente superiores aos de áreas onde os líderes praticavam o chamado micro gerenciamento e ditavam regras de como fazer o trabalho.

A empatia, de forma geral, e, em particular, a cognitiva, faz com que os próprios sentimentos e ideias sejam deixados à margem para enxergar a situação do ponto de vista do outro; esta abordagem, quando aplicada de maneira criteriosa, íntegra e livre de julgamentos atua como alavanca nos resultados dos negócios por estimular e promover equipes mais produtivas, criativas e sinérgicas.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância da empatia como uma “soft skill”? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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