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Empatia e Comunicação: A Arte do Entendimento

Por que a Empatia é tão importante na Comunicação? Ela é o mais nobre dos sentimentos de aceitação, gerador da possibilidade de um verdadeiro entendimento.

Por que a Empatia é tão importante na Comunicação? - Empatia e Comunicação: A Arte do Entendimento

Empatia e Comunicação: A Arte do Entendimento

A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. É como se pudéssemos usar seus óculos e ver o mundo sob a sua perspectiva, entendendo sua realidade. Ou seja, seu momento psicológico, seus comportamentos, suas atitudes, gerando relações positivas e produtivas em todos os contextos.

Aparentemente é fácil, mas agir empaticamente não é tão simples assim. Vamos entender um pouco sobre empatia, falando de outros sentimentos vinculados às outras “tias”: a simpatia, a apatia, a antipatia e, por último, a empatia.

A simpatia é a aceitação plena do outro; aceitamos porque gostamos, porque, por alguma razão fomos cativados e abrimos o nosso coração para concordar, sem crítica ou julgamentos. Existe um lado perverso no processo que é a aceitação plena de tudo de bom e também os aspectos negativos da outra pessoa.

A apatia, creio ser o pior dos sentimentos. Isso porque pressupõe a inexistência de sentimentos, ou seja, a plena indiferença do “tanto faz como fez” ou “nem cheira nem fede”. É como se o outro, os seus pensamentos e os seus sentimentos não merecessem nenhuma atenção e consideração.

Por outro lado, há a antipatia, sentimento que reflete uma negação do outro. Um sentimento de contestação, do não querer, do não aceitar, de ser rejeitado. Não gostado por detestar o incômodo gerado por tudo o que vem do outro. O lado negativo é a rejeição das possíveis qualidades do outro.

A empatia é, por seu turno, o mais nobre dos sentimentos de aceitação. Gerador da possibilidade de um verdadeiro entendimento e um franco e sincero relacionamento. Isso porque é pautada por valores fundamentais, como o respeito, a consideração, a paciência, a tolerância e a flexibilidade.

Cada um de nós é diferente das outras pessoas, embora sejamos semelhantes enquanto espécie. Isso significa que cada um tem o seu próprio “mapa” existencial, refletindo a sua percepção e interpretação da realidade, pautada por suas crenças, origem, tradições. Por experiências de vida, conceitos, preconceitos, programações instaladas a partir da educação recebida. Além disso, por traumas, medos, inexperiência, limites impostos ou herdados de seus educadores, professores, amigos e familiares.

Para existir um processo empático é necessário haver a predisposição para essa flexibilidade. Para sairmos da nossa zona de conforto para, com paciência e discernimento, adiarmos os nossos julgamentos. E usarmos um par de óculos metafóricos para enxergar o mundo e as coisas sob a percepção do outro. Compreendendo por que age desse ou daquele jeito, por que tem um comportamento dessa ou daquela maneira. E por que fez o que fez ou faz o que faz.

Na prática, a empatia, cria os bons relacionamentos, propiciando melhores resultados em situações do dia a dia. Por exemplo: vendas, negociações, clima organizacional, compartilhamento de feedbacks, liderança, motivação e também, fora do contexto organizacional. A Empatia proporciona relacionamentos respeitosos, moldados por gentileza e amorosidade na comunicação.

Alguns elementos que dificultam a empatia, a saber:

  • Pessoas que se julgam superiores às outras pessoas. Que têm uma postura prepotente e arrogante, sentindo-se donas da verdade.
  • Pessoas sem paciência, sensibilidade, tolerância ou agitadas demais. Pessoas sem o discernimento para a compreensão do outro do jeito que o outro é.

Uma simples metáfora pode explicar o processo empático: É como se cada um visse o mundo sob uma determinada cor. Isso significa que alguns o veem azul, outros laranja, outros, vermelho, e assim por diante. A empatia pressupõe uma abertura na minha cor, para aceitar e ver o mundo com a cor adotada pela outra pessoa.

Desejo que você cultive sempre a empatia e tenha, como resultados, os benefícios gerados por essa atitude.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a empatia na comunicação e a arte do entendimento? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

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Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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