fbpx

Emagreça por você, não pelos outros!

Toda a decisão é impulsionada pela motivação na busca por uma mudança. A decisão de emagrecer não acontece por acaso, isso significa que há algum motivo. Então o que realmente te motiva a querer emagrecer?

⏲ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Toda a decisão é impulsionada pela motivação na busca por uma mudança. A motivação é a soma dos MOTIVOS que nos impulsionam + AÇÃO. A decisão de emagrecer não acontece por acaso, isso significa que decidimos emagrecer por algum motivo. Muitas mulheres são motivadas a emagrecer por causa do ambiente externo, ou seja, pela pressão da sociedade e principalmente pelos padrões de estética que a mídia costuma propagar. Em geral, são modelos que passam fome para apresentar um corpo esquelético nos desfiles de moda. Ou atrizes, que nem sempre dizem a verdade nas reportagens… já que são pagas para confirmar o que as revistas solicitam para vender mais e atrair mais consumidoras para determinados produtos. Você sabia que menos de 1% das mulheres no mundo tem potencial genético para ter o que é considerado “corpo de modelo”?

Motivar-se por padrões estéticos faz parte da vaidade feminina. Porém, antes da estética, nós mulheres, precisamos estar conscientes dos reais motivos internos que nos levam a ter ações para emagrecer. Costumo fazer a seguinte pergunta para as minhas clientes: o que realmente te motiva a querer emagrecer? E complemento: responda com sinceridade e verdade para você mesma. Esse é o ponto fundamental, pois o compromisso de emagrecer antes de qualquer coisa deve ser de você para você. Se for de você para a sociedade ou para alguém próximo, não será verdadeiro. E por que não será verdadeiro? Porque não colocamos 100% de energia em situações que não acordamos primeiramente com nós mesmos.

Se você não estiver comprometido racionalmente e emocionalmente com o objetivo de emagrecer, você provavelmente vai desistir no meio do caminho. Então, o primeiro passo é estar consciente dos motivos que lhe impulsionam a agir para emagrecer.

Para lhe ajudar nesse processo, vou sugerir um exercício para que você faça quando estiver sozinha em casa. Você vai precisar apenas de um espelho que contemple todo o seu corpo e também estar sem roupas, ou seja, nua em frente a esse espelho.

Procure um momento em que você possa estar disponível sem interrupções por no mínimo 30 minutos. Então, vamos lá. Em frente ao espelho e nua, olhe todo o seu corpo. Aprecie cada curva do seu corpo, suas perfeições e imperfeições. Olhe detalhadamente seu cabelo, seus olhos, sua face, suas pernas e braços… todo o seu corpo. Perceba os seus pensamentos, o que você pensa em relação ao seu corpo? Deixe fluir todos esses pensamentos, se puder e quiser anote os pensamentos que surgirem. Agora continue olhando o seu corpo e perceba os seus sentimentos. O que você sente em relação ao seu corpo? Se puder e quiser anote cada sentimento. Após, permanecer nesse exercício por 20 a 30 minutos olhe bem para os olhos da pessoa que está em frente ao espelho e pergunte a ela: por que você quer emagrecer? Quais os motivos que te impulsionam a querer emagrecer? Anote a resposta e os motivos e finalize o exercício.

Talvez você precise repetir várias vezes o exercício. Não se preocupe se isso acontecer. Nem sempre temos clareza das reposta na primeira tentativa. Às vezes, estamos tão desconectadas de nós mesmas que precisamos de mais tempo e paciência para encontrar a reposta verdadeira. Espero que esse exercício ajude você a encontrar a motivação necessária para realizar o objetivo de emagrecer e, principalmente, de estar saudável.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa