fbpx

Em tempos de pandemia, o que fazer para se recolocar?

Há quem demore um pouco mais para se recolocar e quem consiga voltar a trabalhar em menos tempo, mas o que difere esses profissionais?

⏲ Tempo estimado de leitura: 2 minutos
como se recolocar

Em tempos de pandemia, o que fazer para se recolocar?

Muitas empresas, infelizmente, estão desligando seus colaboradores, e o que fazer para se recolocar?

Uma demissão principalmente em tempos de pandemia, pode desestabilizar o profissional, não apenas emocionalmente, mas também financeiramente, pois as chances de uma rápida recolocação diminuem…

Há quem demore um pouco mais para se recolocar e quem consiga voltar a trabalhar em menos tempo, mas o que difere esses profissionais?

Existem muitas variáveis, tanto do lado do profissional como do mercado.

Em se tratando do profissional, podemos ressaltar as seguintes variáveis: cargo, área e segmento que o profissional está buscando, experiência do profissional, imagem, a forma como ele se relaciona com sua rede, a disposição para recomeçar, o autoconhecimento, motivação, objetivos e reserva financeira.

Quando se trata de mercado, o profissional não pode mudar o cenário, mas pode ficar atento, em relação às empresas que estão contratando e às que estão demitindo, os segmentos que estão em alta e os que estão em baixa neste momento de pandemia.

De fato, existem muitas variáveis e não há uma fórmula mágica para uma rápida recolocação, o que existe é autoconhecimento, planejamento e muita ação!

Hoje, mais do que nunca, é preciso se manter empregável, lembrando que empregabilidade não é essencial somente para quem está em busca de uma recolocação, mas também para todos os profissionais.

Para isso é fundamental manter-se atualizado, aberto ao novo, e não apenas aos assuntos relacionados ao seu cargo especificamente, o profissional precisa estar em constante desenvolvimento e aprimoramento profissional.

Saber lidar com as ferramentas virtuais, como videoconferência, LinkedIn, testes online, entrevistas online, manter-se ativo na sua rede de relacionamento profissional, manter um currículo atualizado, ter foco, criar uma rotina de trabalho em busca do tão sonhado sim, são itens fundamentais para agilizar a sua recolocação.

Invista na sua melhor versão! E vá à luta, muitas empresas estão demitindo, mas existem aquelas que mesmo na contramão desta crise estão contratando.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Qual biografia você quer deixar de herança?

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa