fbpx

Em 2018, você quer renda extra ou nova profissão?

Em períodos como esse, de virada de ano e troca de ciclos, refletimos sobre o que queremos para o futuro. Muitas são as possibilidades, mas antes de escolher é preciso ponderar, planejar e, o mais importante, buscar algo que faça sentido para você.

Em períodos como esse, de virada de ano e troca de ciclos, refletimos sobre o que queremos para o futuro. Vejo, com grande satisfação, que muitos profissionais buscam melhorias para 2018, tanto rendas extras, quanto mudanças na carreira.

Esse é um sinal positivo de avanço, de busca pelo desenvolvimento e progresso. Quem não está satisfeito com a sua situação atual deve sim buscar melhorias, mas essa é uma decisão que exige cautela e planejamento.

Isso porque se for fazer cursos para se aprimorar, é necessário um investimento, mesmo que pequeno. Então é importante pensar no retorno, vislumbrar quanto e como ele virá e, também, como será a sua atuação no mercado.

Muitas são as possibilidades, mas antes de fazer escolhas é preciso ponderar, colocar no papel e fazer um planejamento. E, talvez o mais importante, buscar algo que faça sentido para você.

Veja um exemplo: a profissão de educador financeiro. Ela pode ser tanto uma possibilidade de renda extra, como de mudança na carreira. No Brasil inteiro, é uma profissão que vem se destacando nos últimos anos.

E para todos que trabalham com isso, a satisfação é grande. O dia a dia nada mais é do que ajudar pessoas, casais, famílias e até mesmo funcionários e alunos, de todas as idades, a se educarem financeiramente.

Assim como neste caso, em qualquer prática que se interesse é primordial considerar as possibilidades de atuação. Procure saber se há oportunidades de negócio, ou seja, e há grande procura pelos serviços que irá ofertar.

Considere também de que forma usará os conhecimentos que já tem para ter sucesso nessa nova empreitada. Voltando ao exemplo do educador financeiro, não é necessária uma formação em economia ou matemática, já que é um tema comportamental.

Enfim, antes de tomar qualquer decisão é preciso ponderar sobre o investimento e o retorno financeiro, aliado ao seu perfil e interesse de atuação em nossa sociedade.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa