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EDUCAÇÃO: Homeschooling e as diferenças sociais

Você sabe o que é Homeschooling? Se antes era solução para o difícil acesso às escolas, agora aparece como uma alternativa à educação formal das escolas regulares.

EDUCAÇÃO: Homeschooling e as diferenças sociais

EDUCAÇÃO: Homeschooling e as diferenças sociais

Nos séculos XVIII e XIX, o hábito de ensinar em casa no lugar de ir às escolas – ou liceus – com professores particulares ou tutores, era comum entre as classes mais abastadas da sociedade. A partir do século XX, a prática se tornou comum para outras classes sociais. E incluiu, na função de ensinar não somente pessoas oficialmente habilitadas, mas também pais e responsáveis.

Se antes o homeschooling era solução para o difícil acesso às escolas, agora aparece como uma alternativa à educação formal das escolas regulares.

Esse tipo de ensino, atrai as famílias que não acreditam na educação formal das escolas regulares porque não atende às necessidades educacionais dos filhos: o grande número de alunos em sala de aula impede o ensino individual de qualidade e a capacidade de aprendizagem de cada aluno.

O homeschooling combinado com a educação formal, nos grandes centros urbanos, já é uma prática regular. Os pais auxiliam as crianças com reforços e ampliam assim o escopo das matérias. Sejam com auxílio de professores, em casa ou ainda como complementação das matérias incluindo práticas e experiências.

São muitas as razões que levam pais exercerem esta escolha:

  • Crianças educadas em casa desde a alfabetização costumam aprender mais rápido – os pais passam a acreditar na efetividade do aprendizado em casa;
  • Se a criança tem alguma deficiência cognitiva, física ou até psíquica – ajuda a desenvolver a criança no seu tempo e sem pressões como bullying – por exemplo;
  • Quando a família deseja uma educação moral e religiosa não oferecida pelas escolas;
  • Pais de culturas diferentes querem estudos em dois idiomas e dois hábitos culturais;
  • As escolas são desacreditadas porque podem influenciar de forma negativa o comportamento dos filhos;
  • Jovens atletas, modelos, atores, cantores que vivem viajando e ficam impossibilitados de frequentar uma escola regular, costumam recorrer a estudos em casa com tutores;
  • Liberdade de escolha;
  • A educação domiciliar não restringe a participação da criança a outros ambientes: pratica esportes, aulas de música. Também têm amigos, brincam e interagem com outras crianças.

Há várias vertentes educacionais convencionais, por exemplo: Montessori, Waldorf, Educação Clássica, Trívio, Quadrívio. Há inclusive uma recente e bem interessante: unschooling.

A metodologia unschooling, ou desescolarização em português, defende que chegar ao sucesso não precisa ser através de uma escola formal ou ensino convencional, então as crianças e jovens são livres para escolher o que desejam estudar, baseando em suas afinidades e a capacidade de aprendizado natural de cada ser humano.

Independentemente da metodologia escolhida, será sempre adaptada ao ambiente em que a criança ou jovem estuda, respeitando suas limitações ou então expandindo até onde for capaz.

Os defensores da escola formal debatem o homeschooling, apontando os aspectos negativos, a saber:

  • Os estudos em casa são limitados: ensinar e aprofundar matérias para alguns pais que não são professores é algo difícil;
  • Essas crianças e jovens se tornarão antissociais quando adultos, em função da baixa interação social e do pouco convívio com outras pessoas da sua idade;
  • Não estariam hábeis a lidar com desafios, pois o ambiente familiar não é hostil, e assim não obteriam êxito no ingresso da universidade e mercado de trabalho;
  • Nem todas as famílias possuem recursos financeiros para manter a criança em casa o tempo todo;
  • A escola é um ambiente de proteção da criança – 80% das denúncias de assédio a crianças são feitas nas escolas[1];
  • Diferenciar mais as classes sociais no nosso país.

[1] Afirmação da presidente do CPERS – Sindicato, Helenir Aguiar Schürer. 

Educação

É um processo de desenvolvimento integral das potencialidades do indivíduo – pressupõe um olhar sistêmico para o processo de aprendizagem, de maneira a propiciar a autotransformação do ser.

Amar, ouvir, respeitar e acolher as diferenças, com o comprometimento e responsabilidade por parte de quem educa e pelo educando – aspectos que permitirão ao educando superar suas dificuldades e a educação possa construir uma ponte capaz de gerar a verdadeira liberdade.

Também um processo cultural: é formar opinião, é desejo e vontade de aprender. Quando consegue gerar vínculos torna-se uma experiência capaz de nutrir.

Envolve a diversidade, plenitude, ligações, conexões, inter-relação, consistência, totalidade, inteireza, completude, diversidade e flexibilidade, funcionamento orgânico e em rede com foco na vida.

É a educação que consegue produzir mudanças em atitudes, que não mudam a essência do ser, mas torná-lo melhor, alterar seu estado de consciência

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/o-que-significa-educacao-para-voce/

Homeschooling no Brasil

No Brasil, de acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), 15 mil estudantes entre 4 e 17 anos, de 7,5 mil famílias, estão na educação domiciliar. A estimativa é que no RS tenha cerca de mil famílias.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, 8 junho 2021, o projeto que autoriza a educação domiciliar no estado, conhecido pelo seu nome em inglês, “homeschooling“. O Projeto de Lei 170/2019, de autoria do deputado Fábio Ostermann (Novo), recebeu 28 votos favoráveis e 21 contrários.

Sem regulamentação federal, a proposta permite que crianças e adolescentes sejam ensinados nas suas casas, sob o encargo dos pais ou responsáveis.

Caso sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), então o RS passará a ser o 1º estado no país a regulamentar a modalidade. Até agora, apenas o Distrito Federal tinha aprovado um projeto semelhante, em 2020.

A educação domiciliar é permitida ou regulamentada em pouco mais de 60 países, entre eles: Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Portugal, França, Itália.

Neste projeto, as famílias que optarem pelo ensino doméstico informam a escolha para a Secretaria Estadual de Educação, que ficará então responsável por regulamentar a matéria.

Os responsáveis manterão registro atualizado das atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos. Para comprovar o aprendizado, crianças e adolescentes educados no regime domiciliar deverão passar por avaliações periódicas no sistema regular de ensino.

Conforme este projeto, a fiscalização das atividades no âmbito da educação domiciliar será do Conselho Tutelar mais próximo, no que diz respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes; e Secretaria Estadual e Municipais de Educação, conforme suas responsabilidades.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Homeschooling? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Sandra Moraes
https:// www.linkedin.com/in/sandra-balbino-moraes

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Sandra Moraes é Jornalista, Publicitária, Relações Públicas, frequentou por mais de 8 anos classes de estudos em Filosofia e Sociologia na USP.É professora no MBA da FIA – USP. Atuou como Executiva no mercado financeiro (Visa International (EUA); Banco Icatu; Fininvest; Unibanco; Itaú e Banco Francês e Brasileiro), por mais de 25 anos. Líder inovadora desenvolveu grandes projetos para o Varejo de moda no país (lojas Marisa – Credi 21), ampliando a sua larga experiência com equipes multidisciplinares, multiculturais, altamente competitivos, inovadores e de alta volatilidade.
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