Educação Financeira: Descubra como se planejar para poupar em 2018!

Quer aprender a poupar em 2018? Aprenda, através destas dicas de educação financeira, como organizar e planejar seu dinheiro para não ter imprevistos.

Por Luiz Mar (Professor de Inteligência Financeira da Escola Conquer)

Quer aprender a poupar em 2018? Aprenda, através destas dicas de educação financeira, como organizar e planejar seu dinheiro para não ter imprevistos.

A importância da educação financeira

Quando lidamos com dinheiro, finanças ou orçamento, é importante ter em mente que tudo isso deve estar ligado a um fator primordial: ​organização. E é aí que entra a educação financeira para te ajudar.

Colocando-a em prática, você aprende a controlar e usar melhor seu dinheiro, a diagnosticar a causa dos seus problemas financeiros e a fazer suas economias renderem.

E se você acha que esse universo é muito complicado e difícil, fique tranquilo. A educação financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Pode-se dizer que ela consiste em boas práticas que ajudam a ter uma vida financeira mais saudável, ensina a tomar melhores decisões nesse campo e, claro, a ter mais disciplina para economizar.

Como se organizar para poupar em 2018?

Sabemos que gastar menos e aprender a economizar pode ser uma tarefa árdua para muita gente. Por isso, vamos tornar esse processo menos difícil para você,​com apenas 3 etapas da educação financeira.

1) Diagnóstico

Crie um orçamento e anote todas as receitas e despesas. Mas todas mesmo, inclusive o cafezinho do lanche. Para entender porque está faltando dinheiro no fim do mês,​ é preciso saber exatamente quanto está entrando no orçamento, quanto está saindo e para onde está indo.

Para facilitar, divida em categorias, como:

  • Despesas fixas: ​Aluguel, mensalidade da academia, impostos etc;
  • Variáveis:​ Luz, água, gasolina, alimentação etc;
  • Extras:​ Gastos imprevistos;
  • Adicionais: ​Gastos dispensáveis. Assim, é possível apontar com precisão cada ação financeira no seu orçamento.

2) Planejamento

Depois de tomar consciência da sua situação financeira, é hora de planejar. Para sair de vez do perrengue​, é preciso tomar atitude e ter força de vontade para mudar seus hábitos!

Portanto, defina objetivos e metas para saber quais gastos você pode cortar. A regra é simples: para poupar, ​gaste menos do que ganha. Parece óbvio, mas nem todo mundo consegue seguir.

Então, se seu sonho, por exemplo, é comprar uma casa, estabeleça o valor do imóvel que você está disposto a pagar, em quanto tempo pretende quitar a compra e, por fim, quanto precisa economizar para alcançar esse objetivo.

3) Análise

Nunca dispense esta etapa! Acompanhar seu orçamento é fundamental para melhorar e dar continuidade aos seus projetos. Faça uma análise mensal, saiba onde você pode economizar ainda mais, compare o que alterou a cada mês e o quanto você já avançou na sua educação financeira.

Aprender a economizar não será algo que acontecerá da noite para o dia. Muito provavelmente seu planejamento não vai sair perfeitamente já de início. Cuidar das finanças requer organização constante, tempo para aprender a lidar com o dinheiro de forma mais equilibrada e muita força de vontade​ para mudar os hábitos financeiros negativos.

Simples, né?!

Com organização e seguindo essas boas atitudes, você vai conseguir ​poupar em 2018 e, finalmente, ver mudanças efetivas nas suas finanças.

Mas lembre-se: se tiver recaídas, com um gasto supérfluo aqui ou ali, não se sinta culpado. Com o tempo, a educação financeira vai ajudar a colocar você nos trilhos e as boas práticas vão se tornar um hábito positivo em sua vida!

Criada em agosto de 2016, a Conquer ensina as habilidades que as faculdades e pós não ensinam, mas que são fundamentais para o crescimento profissional de qualquer pessoa, independente da idade ou área de atuação. Essas habilidades são chamadas de “First layer skills” (habilidades de 1ª camada) porque são essas habilidades que vão potencializar a parte técnica de qualquer profissional, que vão fazer ela se destacar e atingir maiores resultados. Habilidades como oratória, produtividade, inteligência emocional, liderança, negociação. Entre os mais de 8.000 alunos que já passaram pela Conquer, em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte estão empreendedores e profissionais das mais diversas empresas. Além dos cursos para pessoa física, que foi o porquê da Conquer ter nascido, temos uma área focada somente em treinamentos in company. Já atendemos clientes como Votorantim, Grupo Boticário, Ambev, PwC, Renault e Electrolux, de norte a sul do país.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa