Anúncios

E quem tiver ouvido, ouça!

As pessoas definitivamente NÃO querem ouvir, mas serem ouvidas. Por isso, argumente menos e faça mais perguntas.

1022
1022

Em uma viagem entre amigos, enquanto estávamos ao redor da lareira eu ouvia duas pessoas discutirem um assunto.

Quanto mais falavam mais se distanciavam. Mais ficavam irritados embora disfarçassem tais sentimentos a fim de manterem a boa aparência social.

O assunto esquentou e entre muitas palavras eu observava que uma das pessoas explicava com muitas palavras enquanto o outro tinha dúvidas sobre outro ponto.

Tentei entrar na conversa e fui atropelada. Me calei.

Falaram horas e horas, discutiram e ao final saíram desapontados porque não conseguiram agregar nada um ao outro.

A conversa mais espalhou do que ajuntou. E eu sai da sala me questionando porque tanto falavam se não estavam ouvindo um ao outro?!

E dessa situação trouxe o grande aprendizado para as boas negociações pessoais e profissionais também. Escreva isso e não se esqueça: A arte da boa negociação definitivamente não está no muito falar mas no muito ouvir, compreender e esclarecer.

As pessoas definitivamente NÃO querem ouvir, mas serem ouvidas. Por isso, argumente menos e faça mais perguntas.

Comece qualquer discussão com uma pergunta:

  • O que você gostaria de esclarecer hoje? Ou
  • Aonde você gostaria de chegar com essa discussão?

Experimente essa prática e compreenda: Quem domina a conversa é quem pergunta e ouve as respostas porque apenas ouvindo podemos ter os melhores argumentos. Ouça mais, pergunte mais e argumente menos. Certamente você será mais eficiente.

Te espero no próximo mês com mais um aprendizado sobre a Inteligência Emocional na prática!

Betânia Machado tem mais de 15 anos no mercado executivo com atuação em empresas nacionais e multinacionais, em especial na área de comunicação e marketing. Sua atuação profissional atual, envolve iniciativas em múltiplos negócios que convergem para o desenvolvimento humano, como cursos, palestras e programas que utilizam ferramentas de Coaching como plataforma de trabalho. Formada em comunicação social com extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, também é master coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach de Excelência pela Academia Emocional, e analista comportamental com dupla certificação (nacional e internacional).
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa