fbpx

É possível encontrar a Felicidade? Os Filósofos mostram o caminho!

Quantas vezes você já se perguntou: O que é felicidade? O que devo fazer para ser feliz? Qual o caminho a seguir para encontrá-la?

o que é felicidade

Quantas vezes você já se perguntou: O que é felicidade? O que devo fazer para ser feliz?

Sei que todos fazem estas perguntas, pois a felicidade é algo que todo ser humano almeja. Contudo, sei também que cada um de nós encontrará uma resposta diferente para cada uma delas.

O que descobrimos em primeiro lugar é que felicidade não está na posse de riquezas e bens materiais. Porque se assim fosse não encontraríamos tantas pessoas abastadas infelizes e vivendo uma vida sem sentido. Enquanto que ao longo de minha vida venho encontrando pessoas com poucos recursos financeiros, mas que esbanjam felicidade.

O assunto “Felicidade” vem causando questionamentos ao longo dos séculos. Todos a buscam e, não seria diferente com os Filósofos que transformaram o assunto em tema para suas reflexões.

Muitos buscam a felicidade como se fosse um ponto fixo. Algo que esteja em um local específico. Entretanto, quando chegam naquele ponto, parece que o sentimento desvanece e se apresenta em um novo ponto mais distante. Isso levou Buda Gautama a afirmar, em 400 aC, que:

“Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”

Muitas vezes parece que a felicidade seja algo que não foi feito para nós, de tão inacessível que nos parece. Mas normalmente isso acontece por buscarmos algo que apenas alimenta o nosso ego e nosso espírito de poder. Nesta linha, Sócrates, que viveu por volta de 400 aC, nos diz:

“O segredo da felicidade, não está em buscar mais, mas em desenvolver a capacidade de desfrutar menos.”

É comum carregarmos ao longo de nossas vidas um peso desnecessário, uma bagagem inútil e que drena quase toda nossa energia. Isso não permite que olhemos para as coisas como realmente são. E nos afasta assim de nossa tão sonhada felicidade.

O velho costume de querer uma carreira de sucesso a qualquer custo. A luta insana por mais poder e notoriedade. Estes são também sabotadores de nossa felicidade.

Beleza e alegria podem ser encontradas nas pequenas coisas da vida e, nunca se afaste deste pensamento de Platão, de 360 aC:

“O homem que faz tudo o que leva à felicidade depende de si mesmo; e não de outros homens, pois adotou o melhor plano para uma vida feliz.”

A sua felicidade é exclusivamente SUA, cada um tem um plano diferente para ela. Não delegue para ninguém a responsabilidade para fazer você feliz, mas não esqueça que momentos ruins virão para todos. E como passar por estes vales depende do nosso nível interior de felicidade. Em outras palavras, depende de como encaramos a vida e seus obstáculos, nunca dependendo de outrem para que ela se concretize;

Aristóteles, já dizia em 350 aC que:

“A felicidade depende de nós mesmos.”

Em meu trabalho costumo atender várias pessoas que vivem ou no passado ou no futuro. A todas elas costumo repetir a frase de Sêneca de 65 dC:

“A verdadeira felicidade é desfrutar o presente, sem ansiosa dependência do futuro. Não para nos divertirmos com esperanças ou medos, mas para ficarmos satisfeitos com o que temos; o que é suficiente, pois aquele que é assim não deseja nada.”

 

Frase esta que costumo emendar com a de outro Filósofo do século XIX – Soren Kierkegaard:

“A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser vivida.”

Isso porque é comum que as pessoas que não encontram a felicidade vejam a vida como uma grande competição. E disputam, muitas vezes, consigo mesmas e com os outros por algo que nem mesmo sabem do que se trata.

A pessoa que está vivendo em um processo em que observa os pequenos momentos de felicidade e os guarda com carinho em sua mente, isto é, que saboreia cada momento feliz de sua vida (e os valoriza) tem uma sensação de empoderamento e como disse Friedrich Nietzsche na segunda metade do século XIX:

“Felicidade é a sensação de que o poder aumenta – que a resistência está sendo superada.”

O objetivo é realmente este. O de se superar e derrubar as resistências que normalmente colocamos adiante de nós, dificultando fazer com que nossa vida tenha valor. Afinal “Você nasceu para ser feliz” como disse o primeiro Filósofo citado neste artigo.

Examine sua vida, seja feliz, sempre haverá um Filósofo para auxiliar você, aprenda com eles.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como encontrar a felicidade? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: No Futuro o Filme da Sua Vida Valerá a Pena?

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa