Anúncios

É hora de priorizar as competências comportamentais e de liderança

Embora as habilidades técnicas e digitais estejam em alta demanda, os executivos têm dado maior prioridade às competências comportamentais - ou soft skills.

competências comportamentais

É hora de priorizar as competências comportamentais e de liderança

Como estará sua vida daqui 5 ou 10 anos?

Recentemente um Instituto ligado a IBM entrevistou 5.670 executivos em 48 países para conhecer melhor sobre as habilidades que estarão alinhadas com as novas estratégias de negócios dos próximos anos e chegou a um dado alarmante: aproximadamente 120 milhões de profissionais precisam ser treinados ou novamente treinados para atender à demanda da Inteligência Artificial e da automação inteligente.

No entanto, a pesquisa também revelou que, embora as habilidades técnicas e digitais ainda estivessem em alta demanda, os executivos estão dando a maior prioridade às competências comportamentais – ou soft skills.

A maior prioridade buscada pelos executivos participantes da pesquisa foi:

  • A vontade de ser flexível, ágil e adaptável à mudança;
  • Habilidades de gerenciamento de tempo e capacidade de saber priorizar tarefas;
  • Capacidade de trabalhar efetivamente em um ambiente de equipe;
  • Capacidade de se comunicar efetivamente em um contexto de negócios;
  • Fazem parte também das principais relacionadas: a capacidade de inovação e criatividade; ética, integridade, inteligência emocional, raciocínio complexo, negociação e persuasão.

Então pergunto: como você se sente em relação a esta demanda? Preparado?

Antes que você possa responder esta questão, veja um estudo realizado aqui mesmo no Brasil que mostrou que: As habilidades sociais são necessárias para fazer a diferença.

As habilidades sociais são atributos pessoais que permitem que os indivíduos interajam de maneira eficaz e harmoniosa com os outros – passaram de “opcionais” para “cruciais”. De acordo com o mais recente relatório de aprendizagem no local de trabalho do LinkedIn, 57% dos líderes seniores hoje dizem que as habilidades sociais são mais importantes que as técnicas.

Trouxe esta reflexão nesta semana, para que possa avaliar como você está situado nesta realidade do mercado, afinal este futuro que as pesquisas apontam está logo aí.

No mundo atual vale a frase de uma música da minha geração: quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

Não se esqueça que existe uma relação muito íntima entre saber e fazer. Quem sabe, sente-se seguro e avança, quem não sabe, protela e acaba não atingindo seus objetivos

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Soft Skills que facilitam uma recolocação profissional

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa