fbpx

Doze leis universais que influenciam sua carreira e que talvez você nem saiba!

Quando se fala de leis universais, por mais que não acreditamos nelas, seus efeitos podem ser sentidos e a partir daí nossa vida começa a ser impactada, independentemente da nossa vontade ou de nossas crenças.

Olá!

Hoje quero falar com você sobre um tema diferenciado: Leis Universais.

Quem acompanha meus artigos e vídeos já percebeu que tenho reservas sobre alguns itens do que chamamos “conceitos de autoajuda”. Acredito que muito do que se fala neste segmento literário não produz efetivamente resultados. Mas, e sempre existe um “mas”, quando se fala de leis universais, por mais que não acreditamos nelas, seus efeitos podem ser sentidos e a partir daí nossa vida começa a ser impactada, independentemente da nossa vontade ou de nossas crenças.

Em 2009 quando criei o conceito da gestão de carreira e relacionamentos cuja sigla em inglês é CARMA, muitas pessoas passaram a associar a sigla com o termo KARMA (com K) que é, de maneira bem simplista, um conjunto de leis universais baseados no principio do retorno. Ou seja, tudo o que fazemos, desejamos e pensamos retorna para nós de alguma forma. Pensando nisso, resolvi analisar as doze leis do KARMA e associar com os temas de carreira para verificar sua aderência e pasmem, encontrei correlações importantes que quero compartilhar com vocês.

1 – A GRANDE LEI: Colhemos o que plantamos. O que quer que façamos no Universo retorna para nós.

Analisando a vida profissional, nada pode ser mais verdadeiro. Se você assume um comportamento fechado em relação às pessoas à sua volta, naturalmente as pessoas se fecharão para você. Se você busca por oportunidades de crescimento, quando as oportunidades aparecem, certamente você será lembrado. Se você compartilha conhecimento, outros compartilharão com você. A grande lei reflete diretamente sua forma de agir.

2 – A LEI DA CRIAÇÃO: A vida não apenas acontece, ela requer nossa participação.

No mundo profissional, chamamos isto de protagonismo. Ou como as pessoas que gerenciam pessoas defendem, este seria o A da sigla CHA (comportamento, habilidade e atitude). Atuar no mundo quando aquilo que sentimos é diferente do que desejamos, cria um movimento de melhoria em todos os sentidos. A vida precisa ser vivida e não somente sentida. Gosto de usar uma frase que define bem este pensamento: Ao caminhar o caminho se apresenta.

3 – A LEI DA HUMILDADE: O que nos recusamos a aceitar continua a existir em nós.

Esta lei pode ser considerada uma variação da grande lei, pois traz embutido em seu conceito a relação de causa e efeito. Do ponto de vista científico, podemos citar Carl Jung que defendia que para conhecer a nós mesmos sempre precisamos do outro. Na metodologia CARMA (Career And Relationship Management) defendemos que o valor depende do observador. Na prática significa estarmos abertos aos feedbacks que recebemos, pois mesmo que não concordemos com a avaliação de uma pessoa, de alguma forma nos apresentamos a ela desta maneira. É preciso ser humilde para compreender o impacto de nossos comportamentos nas outras pessoas.

4 – LEI DO CRESCIMENTO: Onde formos, lá estaremos.

Por vezes, no ambiente de trabalho encontramos dificuldades de relacionamentos, ambiente profissional e até mesmo de oficio. Contudo, para que estas dificuldades sejam superadas, não basta querermos alterar o entorno (outras pessoas). A mudança deve acontecer dentro de nós. Se não mudarmos quem somos, quando chegarmos a um novo lugar, ainda seremos a mesma pessoa e provavelmente teremos as mesmas dificuldades. Pergunte a você mesmo: Conhece alguém que mudou várias vezes de emprego e experimentou sempre os mesmos problemas?

5 – LEI DA RESPONSABILIDADE: Sempre que algo está errado, existe algo errado em nós.

Nossa vida pessoal e profissional é o que fazemos dela. Somos a soma de nossas escolhas e, portanto, se algo está errado à nossa volta, em algum momento fizemos escolhas erradas e este momento pode ser agora mesmo. Somos responsáveis, em última instância por tudo o que nos ocorre, até mesmo as injustiças pois ele somente ocorre quando negociamos condições e premissas de maneira clara.

6 – LEI DA CONEXÃO: Mesmo que algo pareça estar isolado, não está. Tudo e todos estão conectados.

No ambiente profissional, o modelo de processos, papéis e responsabilidades cria um ecossistema onde cada ação provoca reflexos em pontos que nem sempre conseguimos monitorar. Combine isso com as relações humanas que permeiam a organização e temos um caldo de conexões que vão além da nossa compreensão.

7 – LEI DO FOCO: Não podemos pensar em duas coisas ao mesmo tempo.

O mundo moderno valoriza pessoas de múltiplas habilidades e múltiplas funções, mas de fato somente somos capazes de realizar uma tarefa por vez com total imersão e qualidade. Quando focamos em coisas diferentes no mesmo instante de tempo dispersamos nossa energia alterando nosso estado mental. Quando estamos focados em algo bom, nossos pensamentos não capturam energias ruins. O contrário também é verdade, logo, para ter sucesso o melhor é pensar sempre de maneira positiva, mesmo diante dos problemas.

8 – LEI DA DOAÇÃO: Se acreditamos que algo é verdade, seremos chamados para demonstrar esta verdade.

Esta lei sedimenta o que acostumamos chamar de reputação. Devemos manter um alinhamento claro entre nossos pensamentos, palavras e atos, vivendo de maneira ética e pautada pela verdade dos atos, sempre. Tudo o que emitimos é uma doação ao ambiente e mais cedo ou mais tarde seremos chamados a fornecer evidências.

9 – LEI DO AQUI E AGORA: Olhando para o passado ficamos cegos para o presente.

O passado serve como referência de acertos e erros sendo à base de nossa história, porém, ao ficarmos presos a modelos passados, pensamentos e crenças fechamos a porta para entender em profundidade o que está acontecendo no aqui e no agora, contrariando a lei do foco. A mente humana reluta em ficar no presente. Hora estamos com saudades de ontem, hora estamos ansiosos pelo amanhã.

10 – LEI DA MUDANÇA: Estamos condenados a repetir o passado até aprendermos a lição.

Quando acertamos algo ficamos felizes e esquecemos. Quando erramos, para não sofrer buscamos superar. Raras são as pessoas que refletem de maneira isenta sobre o que ocorreu e buscam, através da lei da responsabilidade compreender a lição aprendida e efetuar as mudanças que irão impedir a repetição do fato.

11 – LEI DA RECOMPENSA: Todas as recompensas requerem trabalho inicial.

Nada vem do nada. O mundo é composto de plantar, esperar e colher. Em tempos de mídias sociais ativas onde todos demonstram viver em mundos felizes e perfeitos, tem-se a impressão de que o trabalho duro não existe. No ambiente profissional é fundamental criar estratégias, plantar, cuidar, esperar e somente depois colher.

12 – LEI DA INSPIRAÇÃO: O valor de algo é resultado direto da energia nele colocado.

Cada contribuição pessoal é uma contribuição para o todo. Amor ao que se faz, dedicação, foco e cuidado agregam valor ao produto profissional e ao legado que todos criamos.

Perceba, meu querido leitor, que mesmo se falando de algo transcendental como o KARMA, existem regras de comportamento que uma vez cumpridas, levarão todos nós a um novo patamar de sucesso e felicidade.

Não concorda com as doze leis?

Não tem problema, escolha algumas e comece hoje mesmo a mudar sua vida. Garanto que os resultados virão.

Edson Carli Author
Edson Carli é Economista com pós-graduação em Gestão de Marketing e Finanças Internacionais. Especialização em Teologia e Antropologia. Iniciou a carreira no segmento de tecnologia desde operador até CIO. Após dez anos, entrou para o mercado de consultoria onde foi diretor de grandes empresas do setor como: IBM, KPMG e Neoris do Brasil (grupo CEMEX). Na última década dedicou-se ao negócio próprio de Gestão de Talentos onde especializou-se em Gestão de Carreiras e hoje é considerado um dos principais nomes no segmento de orientação profissional com milhares de clientes em sete países. Em 2005 desenvolveu a teoria CARMA – Career And Relationship Management que deu origem a três livros: ‘Autogestão de carreira – Você no comando da sua vida’ (presente na lista dos mais vendidos categoria negócios pela Publish News), ‘Coaching de Carreira – Construindo profissionais de sucesso’ e ‘CARMA – Career And Relationship Management’
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa